Topo

Histórico de negociação de 'pratas da casa' ameaça futuro de Lucas Silva

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

30/08/2014 06h05

Revelação das categorias de base do Cruzeiro, o volante Lucas Silva conseguiu se firmar no time titular e vem se destacando bastante. Em função disso, o jogador já sofre forte assédio de clubes europeus e o histórico de negociações envolvendo jovens revelações cruzeirenses indicam que o meio-campista pode deixar a Toca da Raposa em breve.

Convocado para defender a seleção brasileira sub-21, Lucas Silva está nos planos do técnico Alexandre Gallo para os jogos olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e bastante valorizado pela boa campanha participação em Toulon. O jogador chamou a atenção de olheiro de alguns clubes europeus no torneio francês.

O empresário do jogador, Luiz Rocha, confirma que já recebeu até sondagens de alguns gigantes europeus, como Manchester United e Inter de Milão, e aguarda por uma proposta oficial. “Realmente aconteceram sondagens, mas ainda não chegou uma proposta”, disse o agente ao UOL Esporte.

Mesmo restando pouco tempo para chegar ao fim da janela de transferências no mercado europeu, que se encerra na próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, o agente não descarta a possibilidade de saída do jogador já nessa janela de transferências.

“Sim (tem chance), não fechou a janela ainda. É por isso que preferimos esperar terminar a janela para falar”, afirmou o agente de Lucas Silva, que não deverá ter longa estadia na Toca da Raposa.

Mesmo que não seja negociado nessa janela de transferências, que é o mais provável, o destino do jogador em um futuro próximo parece ser mesmo o futebol europeu. E o histórico de negociações do clube celeste nos últimos anos apontam para esse caminho.

Nas últimas décadas, são vários jogadores revelados pelo clube celeste que foram transferidos sem nem mesmo atuarem ou que pouco jogaram e foram rapidamente negociados. Na era dos irmãos Perrella, jogadores famosos como os laterais Maxwell e Maicon deixaram o clube sem se firmarem.

Outros mais desconhecidos e que pouco atuaram, como o meia Dudu, em 2011, que hoje está no Grêmio, o zagueiro Maicon, que foi negociado com o Porto em 2009, Guilherme, que foi negociado com o Dínamo de Kiev em 2008, entre outros.

Até mesmo com a nova diretoria, no mandato de Gilvan, que passou a vender menos e comprar mais, esse histórico permaneceu. O goleiro Gabriel, foi negociado com o Milan em 2012, e o atacante Sebá foi vendido para o Porto em 2013.

Vinícius Araújo e Wallace também engrossaram essa lista em 2014, ao se transferirem para Valencia e Braga, respectivamente. Porém, o atacante já se transferiu para o Standard Liege, da Bélgica, por empréstimo, e o zagueiro foi para o Mônaco, da França.

Ciente do interesse de outros clubes, Lucas Silva revela o desejo de jogar no futebol europeu, mas não quer forçar a barra. “Tenho sonho de jogar na Europa, mas não vai ser de qualquer forma, não quero sair de qualquer jeito. Estou muito bem no clube onde nasci e cresci pro futebol e se não for coisa muito boa, vai ser bom permanecer e fazer história aqui”, ressaltou.