Topo

Manipulação de jogos entre seleções pode levar 14 jogadores à cadeia

Das agências internacionais

Em San Salvador (El Salvador)

30/08/2014 17h42

Um grupo de 14 jogadores de futebol, 11 deles com passagens pela seleção local, estão sendo acusados de manipulação de resultados em El Salvador, na América Central. A Procuradoria Geral da República (FGR, na sigla original em espanhol) pediu prisão preventiva ao grupo, que responderá por associação ilícita e lavagem de dinheiro.

O esquema foi desbaratado em 2013 e já rendeu aos envolvidos punições no âmbito esportivo. Os jogadores manipularam resultados da seleção de El Salvador contra Estados Unidos, DC United, México e Paraguai, entre 2010 e 2012.

Banidos do futebol por toda a vida, os 11 salvadorenhos e três estrangeiros agora devem ser presos de forma preventiva, como anunciou Julio Arriaza, diretor do setor de Defesa dos Interesses da Sociedade, que anunciou a decisão da FGR em uma entrevista coletiva.

Os jogadores envolvidos são os salvadorenhos Miguel Montes, Dagoberto Portillo, Dennis Alas, José Mardoqueo Henríquez, Marvin González, Miguel Granadino, Ramón Sánchez, Carlos Romeo Monteagudo, Cristian Castilo, Darwin Bonilla e William Osael Romero. Além deles, o malinês Gaye Allasane e os nicaraguenses Yasser Rojas e Armando Collado estão envolvidos.

Desde setembro de 2013, todos os envolvidos estão proibidos de jogar futebol profissionalmente pela federação local e pela Fifa. Na próxima semana, todos são aguardados em uma audiência. Caso isso não aconteça, as detenções serão colocadas em prática.