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Torcida do Flu adapta viral do balde de gelo e usa pó de arroz por sócios

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/08/2014 06h02

A torcida do Fluminense teve uma solução criativa para tentar atrair mais adeptos ao plano de sócios do futebol tricolor: uma campanha semelhante ao viral que conseguiu milhões em doações para instituições de combate à doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica), mas, ao invés do balde de gelo, os desafiados usam o famoso pó de arroz.

A ideia é simples: os participantes da campanha devem se ‘banhar’ com pó de arroz e desafiar mais três torcedores. E todos os que aceitarem entrar na campanha devem doar a assinatura do pacote de sócio futebol com as mensalidades pagas até o fim de 2014 a um amigo ou familiar. Ao todo, a doação sai por pouco menos de R$ 120 reais (R$ 29,90 por mês).

“A ideia foi algo que surgiu por acaso, inspirado no viral do balde do gelo. Sempre fui um cara muito envolvido com o Fluminense ,querendo o melhor para o clube. Sei que o sócio torcedor, se der certo, melhora muito o clube. Tem potencial para isso. Como o viral do balde do gelo funcionou bem, tive a ideia”, explicou o criador da campanha, Kadu Palhano.

O jornalista de 42 anos criou também uma página no Facebook, a Desafio do Pó de Arroz, onde reúne vídeos dos participantes. Até a noite da última sexta-feira, pouco mais de mil pessoas já haviam aderido à campanha criada há apenas dois dias.

O Fluminense conta atualmente com cerca de 22.800 sócios, de acordo com o site do Movimento para um Futebol Melhor. “O que a gente espera é que a gente consiga dar um gás no número de sócios”, disse Kadu, que mora em São Paulo, mas se diz frequentador assíduo dos jogos do Tricolor no Maracanã.

A campanha foi bem recebida nos bastidores do Fluminense, mas, por enquanto, não será adotada de forma oficial. A ideia é deixar que o viral se desenvolva independentemente, enquanto o Tricolor prepara o lançamento de uma série de ações de marketing para divulgar o plano de sócio, que também dá direito a voto após dois anos.

“Apoiamos todos os movimentos bem intencionados e que buscam ajudar a fortalecer o Fluminense. O torcedor tricolor tem em sua essência o engajamento em prol do clube. isso é observado de perto por nós do departamento de marketing nas ações que realizamos. Seja ela qual for, sempre obtemos resultados positivos em relação à participação da torcida”, elogiou  o diretor executivo de marketing do Fluminense, Rodrigo Terra.

Coincidentemente, a doença que motivou a campanha do balde de gelo foi a mesma que levou à morte do ex-atacante e ídolo tricolor dos anos 80 Washington, em maio deste ano. O ex-jogador lutava com o problema há quase cinco anos. 

O Fluminense é o segundo clube carioca com mais sócios torcedores, atrás apenas do Flamengo, que tem pouco mais de 54 mil adeptos. A meta é aumentar esse número e ajudar na construção do CT da equipe, entre outras questões.