Topo

Falta de pagamento deixa Engenhão sem água. A culpa não é do Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/09/2014 18h31

O Botafogo tem enfrentado mais um problema nos últimos dez dias. O Engenhão, utilizado pelo clube para treinamentos, está sem água. Isso porque a Prefeitura do Rio, responsável pelas contas, não tem realizado o pagamento. Assim, o Alvinegro tem comprado caminhões pipa sempre que necessário para evitar maiores transtornos com atletas e manutenções dos gramados do estádio.

Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a Prefeitura do Rio não se pronunciou sobre o assunto. Por sua vez, o Botafogo não sabe quando que tudo será normalizado, mas espera que isso ocorra o quanto antes, já que a verba destinada aos caminhões pipas fazem falta ao clube, que deve dois meses nas carteira de trabalho e mais seis de direito de imagem aos atletas.

O Botafogo, inclusive, é responsável por algumas contas como gás e segurança, por exemplo, e é ressarcido em seguida. O problema é que em 2014 a Prefeitura do Rio não efetuou qualquer pagamento, segundo o clube.

O Engenhão foi interditado em março de 2013 por conta de problemas em sua cobertura. Análises de uma consultora previu que a estrutura poderiam desabar em caso de ventos acima de 63km/h. O Botafogo perdeu todas as suas receitas de patrocinadores e fez um acordo com a Prefeitura do Rio para suspender  a concessão, o que deixava a manutenção do estádio sob a responsabilidade da cidade.

A previsão atual é que o Engenhão seja reaberto apenas no fim do ano, mas o Botafogo trabalha com a opção do estádio somente para 2015. Isso porque as previsões da Prefeitura tem variado constantemente e o clube desistiu de se planejar para ter o local inteiramente à disposição ainda nesta temporada.