Topo

Everton Ribeiro conta com 'padrinho' Marcelo Oliveira para chegar à seleção

Everton Ribeiro construiu sua trajetória no futebol ao lado do técnico Marcelo Oliveira - Washington Alves/Getty Images
Everton Ribeiro construiu sua trajetória no futebol ao lado do técnico Marcelo Oliveira Imagem: Washington Alves/Getty Images

Dionizio Oliveira

DO UOL, em Belo Horizonte

02/09/2014 06h00

Principal jogador do Cruzeiro desde a temporada passada, o meia Everton Ribeiro finalmente foi convocado para defender a seleção brasileira e poderá fazer a sua estreia nos amistosos contra Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente. Na expectativa de vestir a camisa amarelinha pela primeira vez, o jogador reconhece a importância do técnico Marcelo Oliveira em sua carreira e na trajetória até chegar ao topo do futebol nacional.

Everton Ribeiro está trabalhando ao lado de Marcelo Oliveira desde 2011, quando deixou o São Caetano e foi contratado pelo Coritiba por indicação do treinador. Num primeiro momento foi reserva na equipe, mas depois ganhou espaço e se transformou no principal jogador do time vice-campeão da Copa do Brasil em 2012. Depois, seguiu para o Cruzeiro com aval do treinador e obteve a mesma trajetória.

“Ele era um jogador habilidoso no São Caetano, evoluiu bastante no Coritiba e aqui no Cruzeiro e se tornou um jogador mais completo. Se dedicou muito para ganhar um pouco de força, de massa muscular, sem tirar essa qualidade, essa habilidade. É um jogador que atua em um nível alto quase todo jogo e que geralmente é muito marcado, sofre muitas faltas”, afirmou Marcelo Oliveira.

Principal aposta do técnico em seu início de trabalho no Cruzeiro, Everton Ribeiro superou as críticas iniciais ainda no começo de 2013, quando atuava ao lado de Diego Souza na armação das jogadas e apresentava certa irregularidade naquele esquema da equipe. Ainda assim, o treinador sempre o manteve como titular.

E a insistência deu certo, pois o camisa 17 cresceu de produção no segundo semestre, jogando ao lado de Ricardo Goulart, e conduziu o time ao tricampeonato brasileiro, sendo eleito o principal jogador da competição.

O técnico celeste teve até um papel de ‘padrinho’, pois chegou a ser consultado por Felipão e sempre transmitia boas referências do pupilo, mas a convocação só veio com Dunga. “Achei que foi uma convocação muito justa e merecida. Acho que vai fazer uma carreira brilhante também na seleção”, diz Marcelo Oliveira.

O meia também fez questão de agradecer o treinador cruzeirense pela confiança e a parceria que o tanto fez evoluir nos últimos anos, deixando de ser uma ‘promessa’ para se tornar um jogador de seleção brasileira e cobiçado por grandes clubes europeus, como Manchester United e Monaco. “Ele tem uma grande parcela por eu ter sido convocado”, ressaltou Everton Ribeiro.

“O Marcelo é um grande treinador, que me trouxe para o Cruzeiro, me deu total confiança desde o início. Tento retribuir me entregando dentro de campo. Ele me conhece bem e sabe o quanto posso render”, acrescentou o camisa 17, que destacou a melhora na movimentação e marcação como atuam os meias modernos.

 “O que mais evolui com o Marcelo foi no aspecto de marcação, ele sempre pede para encurtar, ter a dinâmica de ir e voltar, me aprimorei e ele sempre incentivou. A parte técnica a gente melhora o dia a dia, mas a parte tática eu melhorei bastante”, avaliou o meia-atacante.

Agora o meia pretende repetir o mesmo futebol nos treinamentos para convencer o técnico Dunga a ganhar uma chance. “Quero dar meu melhor nos treinamentos e mostrar para o professor Dunga. Se puder jogar desde o começo vai ser ainda melhor”, ressaltou.