Topo

Jonas é procurado por grandes brasileiros, mas agente prioriza ida à Rússia

Brasileiro Jonas está no mercado após acertar a rescisão de contrato com o Valencia - EFE/Miguel Angel Molina
Brasileiro Jonas está no mercado após acertar a rescisão de contrato com o Valencia Imagem: EFE/Miguel Angel Molina

Vanderlei Lima*

Do UOL, em São Paulo

02/09/2014 13h45

Após três anos no Valencia, o brasileiro Jonas vai seguir sua vida profissional em outro lugar. O atacante acertou a rescisão de contrato com o clube espanhol na última segunda-feira e agora negocia com interessados. Segundo seu agente, times do Brasil procuraram o jogador. No entanto, a prioridade momentânea é o acerto com uma equipe da Rússia.

A ideia inicial era a mudança para o Sevilla. No entanto, a manutenção do colombiano Carlos Bacca no elenco do clube espanhol acabou freando a negociação com Jonas. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, Tiago Gonçalves de Oliveira, irmão e agente do atacante, confirmou a sondagem de grandes da Série A, mas diz que o futuro deve ser mesmo na Europa.

"O pessoal pediu por enquanto sigilo. São clubes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Porto Alegre, mas a nossa prioridade é ficar mais dois anos na Europa. Porém, não dissemos não a nenhum clube do Brasil. Estamos convictos na primeira opção, que é na Rússia. Até sexta-feira eu defino", declarou Tiago Gonçalves de Oliveira.

A incerteza a respeito da validade de um acerto com clubes do Brasil fora da janela de transferência pesa na avaliação, diz o empresário. Na teoria, Jonas poderia negociar como agente livre, mas a CBF descarta a brecha.

"Graças a Deus o celular não está parando de tocar do Brasil. Eu fico contente demais. A única coisa que existe é o entrave jurídico, que não se sabe se o Jonas poderia jogar o Brasileiro ou não. Na verdade, eu já liguei para a CBF, e a informação que eu tenho é que ele poderia ter contrato com qualquer clube do Brasil, mas o Jonas não estaria em condições de jogo porque ele teria que ter rescindido com o Valencia até o dia 13 de agosto, que foi o último dia para jogadores do exterior", afirmou.

"Mas a Fifa fala que, se o jogador for transferido até o último dia do período de transferência, ele pode ir para qualquer lugar, não seria contrato de risco. O que pode acontecer é o jogador não atuar neste Brasileiro, mas qual clube estaria disposto a isto? Eu já ouvi que no Brasil tem clubes dispostos a isso, mas eu vou esgotar a possibilidade do meu irmão ficar aqui na Europa", acrescentou o agente.

De acordo com o irmão do atacante, além da Rússia clubes de Inglaterra e da própria Espanha são destinos possíveis.

Jonas foi revelado pelo Guarani e acumula passagens por Santos e Grêmio. Aos 30 anos, também apresenta no currículo aparições na seleção brasileira. Ao todo o atacante disputou 157 partidas pelo Valencia, com 52 gols. 

*colaborou Bruno Freitas