Topo

Qual é o melhor substituto para Gareca no Palmeiras? Veja as opções

Do UOL, em São Paulo

02/09/2014 06h00

Após 13 jogos, com quatro vitórias, um empate e oito derrotas, Ricardo Gareca foi demitido do cargo de técnico do Palmeiras. Nesta segunda, o presidente Paulo Nobre avisou que o interino Alberto Valentim assume, mas um profissional será contratado para substituir o argentino no restante da temporada;

Nobre quer um técnico “trabalhador e identificado com o clube”. O substituto terá de lidar com várias circunstâncias: uma equipe com oito estrangeiros – quatro deles argentinos, pedidos por Gareca; uma luta contra o rebaixamento, em pleno ano do centenário, e um time que vive um período de austeridade financeira, após gastos desenfreados em gestões anteriores.

Entre o nome mais provável, a solução caseira, sonhos distantes e vontade de algumas minorias dentro do clube, o UOL Esporte compilou uma lista com os possíveis substitutos, suas vantagens e desvantagens.

O favorito – Dorival Júnior

A reportagem apurou que Dorival Júnior é o favorito da cúpula alviverde para assumir o cargo. As negociações devem começar já nesta terça-feira.

A favor: Dorival atende ao desejo de Paulo Nobre por um treinador identificado com o clube – foi jogador do Palmeiras entre 1989 e 1992. Além disso, seria viável financeiramente: está sem clube desde 2013, e não deve apresentar uma pedida salarial muito superior ao que ganhava Gareca.

16.abr.2014 - Técnico Celso Roth durante sua estreia pelo Coritiba, em jogo contra o Cene-MS, pela Copa do Brasil - Divulgação/Coritiba - Divulgação/Coritiba
Imagem: Divulgação/Coritiba

Contra: em seus últimos dois trabalhos, tinha exatamente a missão de evitar o rebaixamento de uma grande equipe no Brasileirão. Deixou o Vasco, que acabou caindo para a Série B, para tentar salvar o Fluminense. O clube tricolor terminou entre os quatro últimos, e só não caiu por causa do tapetão do caso Portuguesa.

A solução caseira – Alberto Valentim

O interino Alberto Valentim, caso consiga bons resultados e se afaste rapidamente da zona do rebaixamento, pode permanecer no cargo.

A favor: já é funcionário do clube, e custa menos do que qualquer treinador de ponta do futebol brasileiro. No período em que trabalhou como interino, antes de Gareca assumir, teve um desempenho bom: quatro vitórias, um empate, e duas derrotas.

Contra: tem pouca experiência como técnico. Seu nome não é capaz de absorver a pressão de uma sequência de maus resultados e, caso a aposta em seu trabalho não dê certo, a responsabilidade pelo fracasso cairá fortemente nos ombros da diretoria.

O sonho distante – Tite

Campeão mundial pelo Corinthians em 2012, Tite é o grande sonho de consumo de qualquer clube que fique sem treinador no futebol brasileiro. O técnico está sem clube desde a saída do alvinegro, em 2013.

19.08.2014 - Tite durante lançamento de curso de CEO de futebol em Porto Alegre - Jeremias Wernek/UOL - Jeremias Wernek/UOL
Imagem: Jeremias Wernek/UOL

A favor: é experiente e tem histórico vitorioso. Já trabalhou tanto com grandes elencos como com equipes mais limitadas – ajudou até o próprio Palmeiras a sair de uma situação complicada em 2006, com uma reação após a Copa do Mundo, mas acabou demitido.

Contra: a saída de Tite do alviverde em sua passagem foi bastante conturbada, e envolveu briga com a diretoria – o técnico não gostou da forma como foi tratado. Além disso, seu salário, atualmente, é muito superior ao que o Palmeiras gastava com Gareca ou Kleina. Tite também tem se mostrado seletivo com o a escolha do próximo trabalho, e poderia não aceitar o desafio de livrar um grande clube do fantasma do rebaixamento.

O “choque de gestão” – Celso Roth

Em contato com o UOL Esporte, vários conselheiros e membros do Conselho de Orientação e Fiscalização do Palmeiras (COF) se mostraram favoráveis à contratação de Celso Roth, que também está sem clube no momento.

A favor: Roth personifica o clichê do “choque de gestão” causado pela troca de treinadores que reina no futebol brasileiro. Disciplinador e com mentalidade defensiva, tem como característica extrair resultados acima das expectativas com equipes limitadas. Financeiramente, também está dentro da realidade palmeirense.

Contra: O treinador estava no Coritiba e acabou demitido após derrota diante do próprio Palmeiras, que deixou a equipe paranaense na penúltima colocação. Enfrenta rejeição entre torcedores e também conselheiros do alviverde.

O Palmeiras, atualmente, ocupa a 16ª colocação no Brasileirão.