Topo

Racismo contra Aranha faz adiar reunião decisiva de Santos e Gabigol

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

02/09/2014 06h00

A reunião decisiva entre o Comitê Gestor do Santos e o atacante Gabriel Barbosa foi adiada pela cúpula alvinegra. O encontro estava marcado para o último final de semana, mas os problemas raciais enfrentados pelo goleiro Aranha no duelo contra o Grêmio na última quinta-feira, em Porto Alegre, mudaram os planos da diretoria.

Isso porque os dirigentes santistas e o departamento jurídico do clube ficaram empenhados em apoiar Aranha. Por conta disso, a reunião para discutir a renovação contratual de Gabigol foi transferida para esta semana.

Wagner Ribeiro e companhia estão preocupados com a demora do Santos em responder a proposta, que foi feita no início deste mês. No último encontro, o agente do atacante apresentou a proposta do jogador, com os valores de salário e luvas pretendidos pelo atleta, além do tempo de contrato.

Os números são mantidos em sigilo, mas o estafe do atleta não abre mão de um acordo de três anos no mínimo.

O estafe do atleta expôs que a prioridade de Gabriel é permanecer no Santos, no entanto, apresentou propostas de clubes da Inglaterra, Alemanha e Espanha. Na semana passada, um clube inglês não revelado fez uma oferta de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 30 milhões de reais) para contratar a revelação santista.

Em junho, Gabriel Barbosa recebeu um aumento de salário e premiação de 100% do Santos. O reajuste foi concedido nos direitos de imagem (maior parte) e também na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), popularmente conhecida como carteira profissional.

Gabigol tem contrato com o Santos até 30 de setembro de 2015, mas a diretoria do Santos concedeu o aumento para conduzir as negociações de renovação contratual de uma forma tranquila. A multa rescisória para o futebol exterior está avaliada em 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 153 milhões), mas a diretoria santista não descarta negociar o atacante caso a proposta seja rentável ao clube.

A revelação santista, que completou 18 anos no último sábado, vive a melhor fase de sua carreira. Gabriel é o artilheiro do time nesta temporada. Em 34 jogos, foram 16 gols, cinco deles no Campeonato Brasileiro. No total, o atacante marcou 18 gols em 48 partidas pelo Santos. Gabigol volta ao time contra o Vitória no próximo sábado, no Pacaembu, após cumprir suspensão diante do Botafogo-RJ no último domingo.