Topo

Vice-presidente do Grêmio diz que Aranha "encenou" reclamação por racismo

Dirigente do Grêmio diz que goleiro do Santos simulou xingamentos para fazer cera - FERNANDO GOMES/Agência RBS/ESTADÃO CONTEÚDO
Dirigente do Grêmio diz que goleiro do Santos simulou xingamentos para fazer cera Imagem: FERNANDO GOMES/Agência RBS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Porto Alegre

02/09/2014 16h39

*Atualizada às 19h40min

O vice-presidente do Grêmio, Adalberto Preis, acredita que o goleiro Aranha, do Santos, encenou uma reclamação por atos racistas ou de injúria racial. Em seu Twitter, o dirigente sustentou a tese citando a ausência de um relato do árbitro na primeira súmula do jogo da Copa do Brasil divulgada no sistema da CBF.

“Sabem por que o árbitro não ouviu nem presenciou? Porque não houve. Foi tudo uma grande encenação do goleiro para fazer cera”, postou Preis no Twitter. “Ele provocou e foi xingado, mas não com injúria racial. Isso já está bem claro”, acrescentou minutos depois, ao responder um outro usuário.

Durante a partida, as câmeras da ESPN flagraram Patrícia Moreira, 23 anos, pronunciando a palavra 'macaco'. Outra imagem mostra um grupo de torcedores proferindo xingamentos logo atrás do gol defendido por Aranha no segundo tempo do jogo de ida das oitavas de final. Os vídeos foram compilados e estão no inquérito policial aberto na 4ª DP de Porto Alegre.

"Sim. O video da menina é a única coisa real, mas nem o juiz nem o goleiro poderiam ter ouvido. Falei OUVIR”, escreveu o dirigente ao ser indagado sobre a imagem onde aparece Patrícia Moreira. “Só apresentaram, até agora, imagens sem áudio. E há o depoimento do juiz de que não ouviu”, completou em seguida.

A posição do dirigente não fecha com a postura adotada pelo Grêmio. No início da noite de segunda-feira, o clube gaúcho anunciou medidas drásticas de punição à organizada 'Geral do Grêmio'. Sanções que vão desde a proibição de uso das marcas do tricolor até possível exclusão de torcedores do quadro social.

O Grêmio prepara uma comitiva com direito a reforço na área política para o julgamento desta quarta-feira, no STJD. Além de advogados, o presidente Fábio Koff, 83 anos, estará na sessão que pode render multa, perda de mandos de campo ou até exclusão do clube da Copa do Brasil.

Três horas depois da postagem, o dirigente iniciou uma série de tuítes com o intuito de explicar sua posição. Afirmou que está alinhado com a postura do Grêmio – que tratou o caso como episódio de racismo e iniciou investigação interna e auxílio à polícia. E que tornou pública sua opinião após ler uma matéria do jornal Zero Hora onde o árbitro Wilton Pereira Sampaio afirma não ter escutado os xingamentos racistas ao goleiro Aranha.

“Estou em completa sintonia que a postura do Grêmio contra o racismo, teórica e prática. Não neguei a ocorrência de atos isolados, individuais que poderiam (ão) ser caracterizados como injúria racial. E, como tal reprováveis. Mencionei matéria de ZH, na qual consta que o árbitro não viu nem ouvi atos racistas. Me senti autorizado a concluir que Aranha tb não. Somado ao fato de que as imagens largamente difundidas, ouvidos os torcedores mencionaram irreal fossem praticar racismo... Isso porque a maioria daquele grupo era composta de gremistas negros que admitiram xingamento mas não ofensa racial. Nessas circunstâncias, me senti autorizado a interpretar exagero na reação do goleiro no jogo (continua). Quanto às ofensas individuais sofridas, tenho profundo respeito pelo sentimento de indignação do ofendido”, escreveu.

Fora da esfera desportiva, a Polícia Civil começou a ouvir os torcedores identificados por imagens nesta terça-feira. A dupla que compareceu à 4ª Delegacia de Polícia negou que tenha xingado o goleiro do Santos com termos racistas. Um deles afirmou que estava em outro setor do estádio e mais tarde postou foto no Facebook como prova. A polícia ainda trata ambos como suspeitos e seguirá com as investigações.

A ideia é conseguir a identificação de até 20 pessoas e intimar todas elas para prestar depoimento. Para chegar aos envolvidos, a Polícia Civil conta com 60 minutos de gravação do circuito interno de segurança da Arena. Patrícia Moreira, primeira identificada, vai comparecer perante na delegacia na quinta-feira.