Topo

Auditor que excluiu Grêmio é investigado por supostas mensagens racistas

STJD apura se a página do Facebook era mesmo de Ricardo Graiche, auditor do Tribunal - Reprodução
STJD apura se a página do Facebook era mesmo de Ricardo Graiche, auditor do Tribunal Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/09/2014 13h15

Auditor do caso que excluiu o Grêmio da Copa do Brasil, Ricardo Graiche é investigado pelo STJD por supostas mensagens de cunho racista nas redes sociais. No Facebook, Graiche teria postado fotos, em 2012, em que tratava negros de forma preconceituosa. As imagens se alastraram na internet, havendo questionamento de uma pessoa racista analisar caso de racismo no futebol.

Graiche apagou a conta após a repercussão do caso. Ele foi um dos cinco auditores que participou da sessão no STJD que aplicou punição ao Grêmio em razão de atos racistas cometidos pela torcida em direção ao goleiro Aranha, do Santos, em partida vencida pelos santistas por 2 a 0, em Porto Alegre. Além da exclusão do Grêmio da competição, o clube recebeu multa de R$ 54 mil.

Uma das fotos que supostamente seria de sua conta no Facebook apresenta imagem de uma criança enrolada em um rótulo do refrigerante Pepsi com a inscrição: “hahahahahahaha quer um gole?”. 

Em outra publicação compartilhada é exibida uma foto de um homem negro pendurado em um poste de energia elétrica. 

O STJD informa que investiga se Graiche de fato teve esse comportamento preconceituoso nas redes sociais. O Tribunal não poderia ter uma pessoa com tal comportamento analisando caso de racismo, destacou o auditor Décio Neuhaus, à rádio Gaúcha.

“E vi o absurdo que constaria no Facebook dele. É altamente condenável. Se comprovado, a pessoa não tem condição de julgar alguém por racismo. Se ele publica mensagem de cunho racista, ele não teria como julgar, é crime”, disse Décio Neuhaus.

“Provavelmente o presidente vai pedir para que seja aberto um auto para apurar. Isso arranha a nossa imagem”, acrescentou o auditor.