Topo

Eleição em dezembro não impede Atlético-MG de planejar a próxima temporada

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

06/09/2014 06h00

Alexandre Kalil deixará a presidência do Atlético-MG no final deste ano. O presidente não poderá tentar nova reeleição. Mesmo com substituto incerto por causa da eleição que acontecerá em dezembro, a atual diretoria já vem antecipando o planejamento para o próximo ano, renovando contratos vencidos, observando reforços e discutindo possíveis saídas.

O planejamento atleticano para a próxima temporada já se iniciou ainda no segundo semestre deste ano. Aos poucos, a diretoria vem conversando com os atletas cujos contratos se encerrarão no final do ano para tentar antecipar uma renovação.

O primeiro atleta que teve o vínculo renovado foi o volante Pierre, que na semana passada assinou vínculo por mais uma temporada. “Estou muito contente em renovar, mais um ano no clube, onde vivi momentos difíceis, mas muitos momentos bons, conquistei títulos importantes. Importante essa continuidade, vão ter de me aguentar por mais um ano”, brincou o jogador.

O próximo da lista a renovar será o zagueiro Leonardo Silva. Ele vem conversando com a diretoria e seu empresário, Oldegard Filho, já disse que a renovação acontecerá por mais uma temporada. “Ainda estamos conversando, faltam detalhes, mas é importante essa continuidade”, comentou o experiente defensor à Rádio Itatiaia.

Outro atleta cujo contrato se encerrará nos próximos meses e já vem conversando para uma renovação é o meia Guilherme. Porém, a situação do atleta é mais difícil e nos primeiros encontros entre as duas partes não houve um acerto financeiro, o que poderá acarretar na saída do jogador, que chegou ao clube em 2010.

Os volantes Leandro Donizete e Josué também terão seus vínculos se encerrando. A tendência é que o primeiro seja procurado em breve para ter o contrato renovado, enquanto o segundo jogador tem o futuro ainda incerto.

Com as renovações contratuais, somadas aos que têm vínculos em vigor, a base do time titular atleticano será mantida novamente para 2015. Victor, Marcos Rocha, Réver, Pierre, Rafael Carioca, Dátolo, Luan e Jô possuem vínculos e só deixarão o clube em caso de negociação.

O planejamento antecipado para a próxima temporada passará também pela comissão técnica. O técnico Levir Culpi terá o seu vínculo se encerrando em dezembro. O comandante já vem dando indícios de que não ficará para o próximo ano. O técnico já pensa em sua aposentadoria, ao menos do futebol brasileiro.

“O Tele Santana é um ícone de todos os treinadores, privilegiava futebol ofensivo, técnico, me aproximar dos números dele já é grande coisa. Mas para mim, chegar até dezembro está bom, estou pensando em chegar em dezembro, está bom, depois vou pensar algumas coisas”, disse o treinador, que completou 200 jogos sob comando do Atlético na quinta-feira, diante do Palmeiras, pela Copa do Brasil, sendo homenageado com uma placa pelo clube. Esta é a quarta passagem do técnico pelo alvinegro mineiro.

O treinador, mesmo sem saber se ficará, aprova a antecipação do planejamento da diretoria e vê o fato como um diferencial para 2015. “Acho que o Atlético deve aproveitar os três, quatro meses que faltam, para montar o elenco para o ano que vem, tem apresentação dia sete de janeiro, todos os jogadores e comissão técnica devem se apresentar no dia 7. É um grande passo para o time ir bem”, ressaltou Levir.

Em relação a saída de atletas, a definição passará principalmente pelo treinador atleticano. Porém, alguns jogadores poderão não ficar. Edcarlos perdeu espaço. Na lateral esquerda, Pedro Botelho tem empréstimo garantido apenas até dezembro. Entre os volantes, Claudinei tem vínculo até o final do ano e para seguir, o clube terá de comprar seus direitos econômicos.