Topo

Müller decide, e Alemanha vence a primeira após título da Copa do Mundo

Do UOL, em São Paulo

07/09/2014 17h37

Após derrota por 4 a 2 para a Argentina em amistoso, a Alemanha começou com vitória a campanha nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, que será disputada na França. Jogando em Dortmund, o time da casa bateu a Escócia por 2 a 1 neste domingo (07). E se existe um grande responsável por isso, trata-se de Thomas Müller.

O jogador do Bayern de Munique marcou os dois gols da Alemanha no jogo deste domingo. Aliás, oito de suas últimas nove bolas nas redes adversárias aconteceram em partidas de competição da seleção nacional.

A Alemanha é o único país que se classificou para todas as edições da Eurocopa desde 1972. O time germânico e a Irlanda dividem a primeira posição do Grupo D das Eliminatórias - ambos venceram por 2 a 1 na primeira rodada. Os dois melhores de cada chave e o melhor terceiro avançarão diretamente ao torneio.

No começo, a Alemanha chegou a mostrar o futebol que a fez ser campeã do mundo. Com manutenção de posse de bola e marcação pressão, os germânicos acuaram a Escócia e mantiveram o jogo em seu campo de ataque.

Thomas Müller já havia desperdiçado duas cabeçadas aos 18min do primeiro tempo, quando aproveitou um cruzamento de Sebastian Rudy para colocar os alemães em vantagem.

O gol deu ainda mais segurança para a proposta de jogo da Alemanha. O time da casa continuou tocando a bola, marcando a saída de bola da Escócia e adiantando sua linha defensiva – até o goleiro Neuer, que repetia comportamento da Copa e atuava como uma espécie de líbero. Com isso, controlou as ações até a metade do segundo tempo.

Na etapa final, contudo, a Escócia conseguiu encontrar espaços. A marcação da Alemanha não mostrou a mesma eficiência da etapa inicial, e os visitantes já não sofriam com a marcação pressão.

Prova disso é que foi num momento de pressão da Alemanha que saiu o gol de empate. Aos 21min do segundo tempo, a Escócia saiu jogando com bola longa e achou um espaço na esquerda. Ikechi Anya ficou cara a cara com Neuer e tocou com categoria para marcar.

Para azar da Escócia, porém, a Alemanha tinha Müller. Quatro minutos depois do empate, Müller aproveitou mais um cruzamento para a área da Escócia e desviou para fazer o segundo dos donos da casa.

Somando Eliminatórias da Eurocopa e da Copa do Mundo, a Alemanha agora soma 12 vitórias nas últimas 13 estreias. Os atuais campeões do mundo venceram os sete jogos inaugurais nessas séries de qualificação.