Topo

Lateral do São Paulo começou a jogar agora, mas já foi assediado pelo Barça

Auro (à esquerda) é agenciado pelo empresário que tirou Neymar do Santos - Divulgação/São Paulo
Auro (à esquerda) é agenciado pelo empresário que tirou Neymar do Santos Imagem: Divulgação/São Paulo

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

10/09/2014 12h00

O novo menino dos olhos da diretoria do São Paulo se chama Auro Álvaro da Cruz Júnior. Ele tem 18 anos, está no clube desde os 14, joga na lateral direita e deve ser o titular da posição nesta quarta-feira, contra o Botafogo, em Brasília. Ele já treina junto com o elenco profissional há meses, mas apenas no último domingo ganhou a atenção de cartolas, jornalistas e torcedores, quando entrou para substituir o lesionado Paulo Miranda, e teve uma atuação segura.

"A responsabilidade que se jogou no Auro foi enorme, mas ele fez uma partida brilhante", disse o presidente Carlos Miguel Aidar.

No começo do ano, Auro foi levado por seu empresário para uma visita de uma semana ao centro de treinamento do Barcelona. Lá, se encontrou com Daniel Alves, Neymar e Messi. Saiu encantado do lugar e disse ter adorado a cidade.

O empresário de Auro é André Cury, o mesmo que levou Neymar ao time catalão. Cury também participou da transação que tirou o lateral Douglas do São Paulo para o Barcelona. Além de agente, ele atua como uma espécie de olheiro da diretoria culé na América do Sul.

“Meu sonho é jogar no Barcelona, e meu ídolo é o Daniel Alves”, disse o lateral em uma entrevista à CBF. Auro tem uma trajetória consolidada nas seleções brasileiras de base.

Oficialmente, a diretoria tricolor não vê problemas na aproximação entre seu jogador e o olheiro do Barcelona. “Ele tem contrato conosco até o fim de 2016 e vai respeitá-lo. Antes de pensar em uma transação, ele vai ter que mostrar futebol em campo”, avisou o vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro, que não economizou elogios à promessa são-paulina.

“De todos os que vieram da base, o Auro sempre teve uma observação maior da nossa parte, mas queríamos vê-lo jogar pra valer. Ele entrou, jogou muito bem e deu para ver que tem um futuro brilhante pela frente”, disse o cartola. “É um menino inteligente, bem articulado e não se deslumbra com as coisas. Domingo todo mundo o elogiou, mas ele continua trabalhando da mesma forma.”

Seleção

Natural de Jaú, no interior de São Paulo, Auro passou a pré-adolescência tentando jogar nas categorias iniciais do São Paulo. Sem sucesso, ele foi tentar a sorte na Portuguesa, onde foi aceito. Pouco tempo depois, porém, o São Paulo voltou atrás e o convidou a fazer parte do time sub-15. Auro disse que quando soube do convite, não pensou duas vezes e “fugiu” da Portuguesa para vestir a camisa tricolor.

Aos 17 anos, foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira de base depois que seu colega de São Paulo, Foguete, se machucou e ele foi chamado para substituí-lo.

Seu estilo de jogo é mais voltado para o ataque, embora ele já tenha dito que um lateral tem que se preocupar primeiro com a defesa e depois com o apoio ao setor ofensivo. Muricy Ramalho acredita que o jogador tem mais dificuldade com a marcação por causa do porte físico – Auro tem 1,68m e 62kg.

Como o técnico parece não confiar muito em Luís Ricardo, o outro lateral disponível, Auro deve ser o titular até a volta de Paulo Miranda, que teve um estiramento muscular e, na melhor das hipóteses, só voltará a campo em outubro.

Será a chance de Auro se firmar no elenco. Ele já disse que ter estreado como profissional no Morumbi foi a “realização de um sonho”. Agora, ele terá no mínimo um mês para começar a materializar o próximo: ser convocado para a seleção olímpica em 2016. A tradicional carência do futebol brasileiro de nomes para a lateral será sua aliada nesse caminho.