Topo

Grêmio será julgado por 'caso Aranha' no pleno do STJD no próximo dia 26

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/09/2014 19h00

O julgamento que decidirá no pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) se o Grêmio ficará de fato excluído da Copa do Brasil foi marcado nesta quinta-feira: será no dia 26 de setembro - sexta-feira. O "caso Aranha", no qual o goleiro do Santos foi alvo de insultos racistas durante a partida de ida entre seu clube e o Grêmio, no Rio Grande do Sul, na partida de ida pelo duelo das oitavas de final da Copa do Brasil, teve julgamento em primeira instância na última semana, com a temporária exclusão do Grêmio da competição.

O anúncio da data foi feito nesta quinta por Caio Rocha, presidente do STJD, após sessão do Pleno no prédio do Tribunal, no Rio de Janeiro. No último dia 9, em sessão da 3ª Comissão Disciplinar do STJD, em decisão unânime, o clube ainda recebeu uma multa total de R$ 54 mil, e as pessoas que foram identificadas xingando o jogador foram proibidas de entrar em estádios por 720 dias. 

Na ocasião, um representante do clube gaúcho disse ao UOL Esporte,que não acredita que a punição seja mantida na instância superior. Caso a exclusão do Grêmio seja confirmada, o Santos avançará automaticamente para as quartas de final da Copa do Brasil, na espera pelo Botafogo.

O Grêmio foi punido com base no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê perda de pontos, mando de campo ou até mesmo exclusão do clube da competição em questão.

"Estamos tranquilos e confiantes. O trabalho vem sendo intenso e estamos juntando novas provas. Com o que conhecemos do Pleno, esperamos um julgamento mais técnico e com menos emoção. A pena de exclusão também ocorreu em parte pela pressão midiático. No Pleno, com as coisas mais calmas, acreditamos em uma redução. Vamos trabalhar para isso", declarou nesta quinta Tiago Brunetto, advogado do Grêmio.

Caso Aranha
No dia 28 de agosto, um grupo de torcedores gremistas foi flagrado em ofensas de cunho racista contra o goleiro Aranha. O jogador do Santos denunciou o incidente de forma imediata, mas não teve a solicitação apreciada pelo árbitro Wilson Pereira Sampaio.

Posteriormente, com bases na transmissão de TV e imagens de circuito interno do estádio, a direção do Grêmio ajudou a identificar alguns dos torcedores envolvidos, que agora são investigados pela Polícia Civil de Porto Alegre.