Topo

Presença da imprensa irrita vizinhança de gremista acusada de racismo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/09/2014 15h45

Os vizinhos da torcedora gremista flagrada em atos de racismo contra o goleiro Aranha, do Santos, no último dia 28, Patrícia Moreira, estão irritados com a repercussão do caso. Segundo os moradores do bairro Passo das Pedras, na zona norte de Porto Alegre, o caso está tomando proporção muito grande.

Na sexta-feira, a reportagem do UOL Esporte esteve no local apurando o incêndio contra a residência onde a jovem morava. O responsável, posteriormente, foi preso e reconheceu o ato de vandalismo.

Mas enquanto a imprensa esteve no local, não foram poucos momentos tensos. Enquanto equipes de televisão gravavam imagens, ouviram reclamações de populares que passavam. "O que vocês estão fazendo com essa garota. Não tem razão para estar aqui. Vocês não precisam estar aqui", gritou um vizinho de dentro de seu veículo.

Enquanto outros, mais calmos, conversavam com os jornalistas também ocorreram reclamações. "Vocês ficam falando com a imprensa, isso vai aumentando e depois vão vir aqui colocar foco na nossa casa também", gritou uma vizinha de sua janela citando o ocorrido com a antiga casa de Patrícia.

A residência dela, inclusive, está para alugar. A jovem ainda sofre com a repercussão do caso e evita estar em Porto Alegre. Está morando em outra cidade e foge de qualquer situação que lembre o ocorrido.

"Eles era uma família querida por todos. Nossos amigos desde criança. A Patrícia ficou com a casa que era dos pais, sou muito amigo do irmão dela. É uma pena. Ela não quer vir mais aqui. Todos sabem que a casa será alugada. Não tem mais clima para ficar aqui, nem mesmo na cidade. Estão dando uma proporção muito maior que o caso deveria ter", disse o vizinho Vladimir Brum, de 37 anos.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul irá indiciar ela e mais quatro torcedores por injúria racial contra o goleiro Aranha. Tal situação deve ocorrer na próxima semana.