Topo

Valdivia só jogou 15 minutos no pós-Copa, mas não saiu dos holofotes

Do UOL, em São Paulo

13/09/2014 06h00

Valdivia esteve em campo por apenas 15 minutos após a Copa do Mundo – começou bem o clássico diante do São Paulo, mas acabou saindo com uma lesão na coxa. Apesar do pouco tempo nos gramados, o chileno foi assunto por diversas vezes nos últimos dois meses: Valdivia e os holofotes tem uma inexplicável atração um pelo outro.

O meia é um dos maiores oásis de personalidade no futebol brasileiro. Atormentado por lesões, há tempos tenta voltar a ser assunto pelos dribles ou gols. Enquanto isso, fala o que pensa – causa risadas, se envolve em polêmicas, e, às vezes, se complica. Em alguns momentos, são as confusões que procuram o jogador.

Algumas brigas, discussões ríspidas, episódios inusitados em redes sociais e até às férias de Valdivia geraram repercussão desde que o Mundial no Brasil chegou ao fim. Com o chileno perto de voltar aos gramados – a previsão é no próximo dia 17, diante do Flamengo – o UOL Esporte relembra as principais polêmicas recentes do meio campista. A última aconteceu nesta sexta-feira.

Discussão no treino – no treino desta sexta (12), na Academia de Futebol, Valdivia se envolveu em uma áspera discussão com o goleiro Bruno. Os dois trocaram insultos impublicáveis, se encararam e precisaram ser separados pelos companheiros de elenco. Felizmente, a paz veio logo depois, e bem ao estilo do chileno: sorrindo, deu voltas no gramado ao lado de Bruno. Quando passou pelos cinegrafistas até brincou, perguntando se tinham filmado o episódio.

Invasão online – no mesmo dia da discussão com Bruno, Valdivia teve sua conta no Twitter invadida por um hacker. Neste episódio, o chileno não teve absolutamente nenhuma culpa, mas, mesmo assim, acabou indo parar nas manchetes. O invasor republicou dezenas de mensagens na rede social do meia, muitas dela de conteúdo impublicável. Uma delas até fazia referência aos boatos que cercaram o corte de Maicon da seleção brasileira.

Briga com apresentador – Em agosto, o apresentador Tiago Leifert e a produção do Globo Esporte fizeram uma brincadeira no Twitter com a propensão a lesões de Valdivia. Levaram uma invertida: irritado, o chileno mandou uma resposta virulenta, cheia de palavrões. Depois, apagou o post.

Saída frustrada – após a Copa, Valdivia esteve com quase dois pés fora do Palmeiras: chegou a acertar salários e até posar com a camisa do Al Fujairah, dos Emirados Árabes. A negociação, porém, fracassou, e as razões nunca ficaram totalmente claras. O jogador culpou a direção do clube árabe, e disse ter sido enganado.

A Disney – depois do “acerto” com o Fujairah, Valdivia “desapareceu”. Sem saber o desfecho da negociação com os árabes, Palmeiras, investidor e até os pais do jogador o procuraram, mas não descobriram seu paradeiro. Nas redes sociais, fotos com personagens do universo criado por Walt Disney. Quando voltou, o chileno confessou que havia visitado o famoso parque de diversões nos Estados Unidos. “Não sumi, fui à Disney”.

As polêmicas e o jeito irreverente fazem parte da personalidade de Valdivia, e dos motivos que o fizeram um dia ser um ídolo da torcida palmeirense. Infelizmente, as lesões têm impedido o chileno de mostrar essa personalidade dentro de campo.

Nesta reta final do Brasileirão, ele tem a oportunidade de voltar aos holofotes pelos seus gols e jogadas, e entrar na história do Palmeiras, ajudando a evitar um rebaixamento no ano do centenário do clube.