Topo

Grêmio se diz otimista e espera julgamento 'mais isento' no Pleno do STJD

Do UOL, em Porto Alegre

14/09/2014 21h24

O julgamento do Grêmio no Pleno do STJD sobre o caso de racismo contra o goleiro Aranha, do Santos, será mais isento, na avaliação do clube. Segundo o vice-presidente Adalberto Preis, o clube está otimista que poderá reverter a pena e voltar à Copa do Brasil.

"Há um otimismo. Porque o Pleno do STJD é um órgão mais técnico, que nós acreditamos que irá julgar com maior isenção analisando apenas as provas do processo. Além de estar mais distante do caso, quando houve um processo de linchamento do Grêmio até pela imprensa nacional. O julgamento será com uma proporcionalidade maior na aplicação da pena, se houver pena", afirmou Preis.

O vice-presidente, ainda, virou motivo de polêmica e foi citado no julgamento por conta de uma manifestação no Twitter quando disse que Aranha havia simulado a injúria racial. Segundo ele, a manifestação teve base na opinião do árbitro.

"Na fundamentação dos votos nenhum auditor me mencionou. O que escrevi não serviu para o julgamento. Soube que fui citado. Falei porque a arbitragem confirmou o que falei. Que não viu nem ouviu nada e que é impossível ouvir manifestação alguma quando o canto não é uníssono. O juiz tem presunção de veracidade, é a lei do esporte. O que ele diz se presume verdade. Só não é verdadeiro quando provado o contrário", explicou.

O Grêmio será julgado no Pleno do STJD no dia 26. Em pauta, a discussão do caso de injúria racial contra o goleiro Aranha. O clube, em primeira instância, foi punido com a exclusão da Copa do Brasil e ainda aplicação de multa de R$ 54 mil. A multa foi suspensa até o segundo julgamento após solicitação do clube.

Enquanto isso, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul irá indiciar os envolvidos nos atos contra o goleiro do Santos na próxima semana. Ao menos 5 responderão judicialmente pelas atitudes.