Topo

Mourinho elogia brasileiro e culpa burocracia por visto: 'estaria aqui'

AFP PHOTO/ FRANCISCO LEONG
Imagem: AFP PHOTO/ FRANCISCO LEONG

Do UOL, em São Paulo

15/09/2014 15h47

Classificação e Jogos

Anderson Talisca, jovem meia revelado pelas categorias de base do Bahia e vendido em junho para o Benfica, de Portugal, estava na mira de José Mourinho. Em entrevista ao canal TVI24, o treinador do Chelsea elogiou a negociação feita pelo time português e afirmou que, se não fosse a extensa burocracia britânica para concessão de visto de trabalho, o brasileiro poderia atuar na Inglaterra.

“Acho que o Benfica contratou bem. Eles dizem que o Talisca é desconhecido, mas é tão desconhecido que só não está jogando na Inglaterra porque não tem visto de trabalho. Se tivesse, estaria aqui”, disse Mourinho, elogiando o jogador, responsável pela maior negociação da história do Bahia: 4 milhões de euros (R$ 12 milhões).

“Havia muitas equipes inglesas, grandes e importantes, que o queriam. Houve quem quisesse contratar mesmo sabendo que ele não poderia jogar na Inglaterra. Iam coloca-lo para jogar em um campeonato menor e esperar que eventualmente chegasse à seleção brasileira para depois obter o visto de trabalho”, afirmou Mourinho.

A permissão concedida pelo governo britânico é rígida em muitos aspectos, e o fato de os atletas terem atuado por suas seleções nacionais costuma facilitar a burocracia. O lateral esquerdo argentino Marcos Rojo, por exemplo, teve problemas na obtenção do visto para jogar no Manchester United porque mantinha uma disputa judicial com um vizinho na Argentina.

Quem não gostou da declaração de Mourinho foi o técnico do Benfica, Jorge Jesus, que rebateu o nível de conhecimento do comandante do Chelsea sobre o mercado mundial. “Talisca é jovem, e se o Benfica chegou primeiro é porque mais uma vez demonstra que tem qualidade naquilo que faz. Para mim, pelos jogos que ele fez no Brasil, conheciam tanto o Talisca como eu o D’Artagnan”, ironizou, de acordo com o jornal Record.

Anderson Talisca estreou com grande desempenho no Benfica: fez três gols na vitória por 5 a 0 do time sobre o Vitória de Setúbal, pela quarta rodada do Campeonato Português.