Topo

Van Gaal impõe aulas de inglês a Valencia, que mora há 8 anos na Inglaterra

AFP PHOTO/PATRIK STOLLARZ
Imagem: AFP PHOTO/PATRIK STOLLARZ

Do UOL, em São Paulo

15/09/2014 06h00

O início de Louis Van Gaal à frente do Manchester United, com apenas uma vitória em quatro jogos do Campeonato Inglês, poderia ter sido melhor se a comunicação fosse mais eficiente em campo. Por isso, o treinador impôs a alguns nomes estrangeiros do elenco aulas de inglês. Nem mesmo os mais experientes escaparam. O lateral Antonio Valencia, por exemplo, que mora na Inglaterra há oito anos, também vai ter que estudar.

Segundo o jornal Daily Mail, a decisão surpreendeu no clube, já que o holandês levou a questão bem mais a sério do que seus antecessores, Alex Ferguson e David Moyes, ambos ingleses. Van Gaal quer todos os atletas se comunicando de forma eficiente em inglês, especialmente porque os recém-contratados são todos estrangeiros. Os argentinos Angel Dí Maria e Marcos Rojo, por exemplo, mal falam a língua e farão aulas para iniciantes.

Já a turma intermediária terá o colombiano Radamel Falcao e os espanhois Ander Herrera a e David de Gea . O equatoriano Antonio Valencia vai fazer aula individual e é o caso que mais surpreendeu, já que está na Inglaterra desde 2006, quando foi contratado pelo Wigan. O jogador é reconhecidamente tímido e nunca concedeu entrevista em inglês. O clube não divulgou o nível de proficiência do atleta na língua.

Nem todos os estrangeiros terão de tomar lições, no entanto. O espanhol Juan Mata, por exemplo, que chegou à Inglaterra para defender o Chelsea em 2011, teve a fluência considerada boa por Van Gaal. Os atletas escolhidos pelo treinador vão fazer aulas de inglês duas vezes por semana para melhorar – principalmente o goleiro De Gea, que tem a função de orientar a zaga.