Topo

Ligado a Kia, agente que tirou Oscar do SP já domina revelações do clube

Boschilia já representa o Brasil nas categorias de base. Zagueiro Lucão e lateral Auro, também - AFP
Boschilia já representa o Brasil nas categorias de base. Zagueiro Lucão e lateral Auro, também Imagem: AFP

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

16/09/2014 16h48

Giuliano Bertolucci é o principal empresário brasileiro de jogadores de futebol em atuação hoje em dia. Trabalha com nomes como David Luiz, Ramires, Willian, Paulinho e Bernard e é o braço-direito no Brasil do iraniano Kia Joorabchian, representante da MSI na parceria com o Corinthians, entre 2005 e 2007. No rival São Paulo, Bertolucci era lembrado, no entanto, por um episódio que rende discussão no clube até hoje: a saída de Oscar, que entrou em litígio com o clube no fim de 2009 e conseguiu rescindir contrato. Agora, sob nova diretoria e após a a saída de Juvenal Juvêncio, Bertolucci começa a cultivar relação amistosa com o clube. Depois do zagueiro Lucão, fechou com outra das principais promessas: o meia Gabriel Boschilia, de 18 anos.

A diretoria do São Paulo ainda não sabia do acordo de Bertolucci com Boschilia, selado na última segunda-feira. O vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro, chefe do departamento, não vê problemas. O dirigente até faz elogios ao empresário que conheceu há três meses quando finalmente conseguiu sacramentar a renovação de contrato de Lucão, também de 18 anos – o jovem tinha a carreira conduzida por um dos tios e estava decidido a deixar o São Paulo, quando passou a trabalhar com Bertolucci e foi demovido da ideia.

“Não estou sabendo. Normalmente, quando essas coisas acontecem, o Gustavo [Vieira de Oliveira, gerente de futebol] vem correndo para me contar. No caso do Lucão, eu chamei o Giuliano e conversei com ele, e ele me ajudou. Ele foi correto comigo. Eu disse a ele que sabia dos problemas passados, sobre o Oscar, mas que isso não tinha a ver. E falei sobre o Lucão: ‘Poxa, eu acho que esse menino está mal instruído. Ele está conversando com o tio dele e quer algo que é impossível’. Ele falou: ‘É verdade, amanhã eu faço ele assinar o contrato’. E assinou”, conta Gil Guerreiro.

Fosse ainda na gestão Juvenal Juvêncio, Bertolucci teria encontrado resistência para fechar acordo com as duas promessas. Dirigentes que trabalhavam no futebol com o ex-presidente fecharam as portas para o empresário, que também agenciava as carreiras do volante Casemiro, hoje no Porto (POR), e do atacante Henrique, atualmente emprestado ao Bahia pelo Botafogo. Agora, as impressões são positivas e as portas se abrem para que o mais influente empresário brasileiro no planeta volte a atuar no São Paulo.

“Foi o único caso que teve e ele foi correto comigo. O Lucão não queria saber de mais nada, queria de todas as maneiras ir embora. É melhor você discutir com um homem com a experiência do Giuliano do que com uma pessoa que não tenha experiência. Me parece, apesar dessa briga do Oscar, que ele é uma pessoa correta”, avalia o vice-presidente de futebol são-paulino. “Isso é legal, espero que o Boschilia tenha uma carreira de sucesso. Ele é um dos nossos principais jogadores”.

Gabriel Boschilia e Lucão representaram o São Paulo nas últimas convocações da seleção brasileira sub-20. O zagueiro já vestiu a braçadeira de capitão na categoria sub-17, até 2013. O outro representante do clube na categoria é o lateral direito Auro, agenciado por André Cury, representante do Barcelona no Brasil.