Topo

Meia argentino que disputou Copa revela que sofre de câncer no testículo

Paul Thomas/Getty Images
Imagem: Paul Thomas/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/09/2014 21h27

Jonás Gutiérrez, da equipe inglesa do Newcastle, revelou nesta terça-feira em entrevista na TV Argentina TyC Sports que luta há mais de um ano com um câncer no testículo. 

O jogador de 31 anos manteve a doença em segredo durante o período, mas sua ausência na última pré-temporada chamou a atenção. 
 
“Quando eu confirmei que tinha câncer, fui para casa chorando. Essa é a partida mais difícil que tive que jogar”, declarou o atleta, que atuou na Copa do Mundo de 2010 pela seleção de seu país. 
 
Tudo começou quando, em uma partida pelo Campeonato Inglês, em março de 2013, contra o Arsenal, Gutérrez tomou uma forte pancada no local de Bacary Sagna. A dor não passou nos dias seguintes e, após diversos diagnósticos errados, um exame apontou o tumor no testículo, que seguia inflamado. 
 
Gutiérrez explicou que retirou o testículo em que o câncer foi detectado e que desde então tem feito tratamento de quimioterapia na Argentina.  “Foi difícil ver meu cabelo caindo. Eu não queria cortá-lo. Eu queria mantê-lo”, contou. 
 
O problema de saúde do meia é conhecido pelo Newcastle, que preferiu respeitar a privacidade do jogador e não fez nenhum tipo de comunicado e tratou a questão com a maior discrição possível. 
 
“Eu removi o testículo esquerdo e voltei para a Ingalterra e o Newcastle me disse para ir embora”, afirmou. Ele seguirá com seu tratamento na Argentina.