Topo

Recurso do América-MG tentará responsabilizar CBF por atleta irregular

Do UOL, em Belo Horizonte

16/09/2014 12h05

Punido com a perda de 21 pontos por suposta irregularidade na escalação do lateral-esquerdo Eduardo, o América-MG pedirá o efeito suspensivo da decisão proferida na noite de segunda-feira, antes que o recurso do clube mineiro seja julgado pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A diretoria americana tentará comprovar que, se houve erro, a responsabilidade é da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“O América foi injustiçado ontem (segunda-feira), nós estamos entrando hoje (terça-feira) com pedido de efeito suspensivo e vamos recorrer para o Pleno, e se for o caso, até na câmara arbitral da Suíça, CAS (Corte Arbitral do Esporte). O América não ira perder esses pontos, e temos a plena certeza que esse erro será reparado”, disse Paulo Lasmar, integrante do Conselho de Administração do América-MG, em entrevista ao programa Redação Sportv.

O clube mineiro foi julgado na noite de segunda-feira e acabou condenado pelo STJD. Com a perda dos 21 pontos, o time mineiro caiu do oitavo lugar para a última colocação na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro, com 12 pontos.

A linha de defesa da diretoria americana será comprovar que a CBF deveria ter apontado a possível irregularidade na escalação de Eduardo, que foi relacionado para quatro jogos da Série B e atuou em apenas um. O lateral defendeu ainda a Portuguesa na Série B e o São Bernardo na Copa do Brasil. Pelo Regulamento Geral das Competições, da CBF, um jogador não pode atuar por mais de dois clubes na mesma temporada.

“Mesmo que se admita alguma irregularidade por parte do América, o que nós não admitimos em hipótese alguma, a CBF deveria ter apontado essa irregularidade na primeira partida em que ele (Eduardo) foi relacionado na súmula, justamente para se evitar esse efeito cascata, em que o atleta foi relacionado para quatro partidas e atuou por uma delas, e que culminou com essa perda de 21 pontos, o que é um verdadeiro absurdo”, afirmou Paulo Lasmar.

“Tanto é verdade que a CBF tem responsabilidade por isso que ontem (segunda-feira) o STJD, ao final do julgamento, determinou que o processo fosse baixado e que fosse investigado para apurar a possível responsabilidade da CBF”, acrescentou o dirigente.

Segundo Lasmar, o América fez um levantamento de casos semelhantes ao do América em que a CBF foi apontada como responsável. “Para preparar a defesa que foi apresentada no Tribunal, fizemos durante 15 dias uma intensa pesquisa de doutrina e jurisprudência, tanto junto à Fifa como junto ao STJD. Perante o STJD nós encontramos diversos julgados que foram absolvidos e a CBF foi responsabilizada pelo descontrole e o mau funcionamento do seu sistema”, ressaltou.