Topo

Chelsea vacila e cede empate ao Schalke 04; Sporting também fica no 1 a 1

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 17h48

O Chelsea perdeu a chance de assumir prematuramente a liderança do Grupo G da Liga dos Campeões da Europa 2014/2015. Em jogo nesta quarta-feira pela primeira rodada da chave, o time de José Mourinho recebeu o Schalke 04 em Londres e empatou por 1 a 1. Com isto, o primeiro lugar ficou nas mãos de quatro times, já que Maribor e Sporting também ficaram no 1 a 1.

Embora tenha dominado o primeiro tempo do jogo em Stamford Bridge, o Chelsea diminuiu o ritmo e acabou cedendo o empate para o time alemão. Simultaneamente, na Eslovênia, acontecia o contrário: inicialmente sufocado, o Sporting só conseguiu superar sua apatia em campo após o intervalo, quando Nani balançou as redes. No fim, porém, sofreu o gol que determinou a igualdade no placar.

Chelsea 1 x 1 Schalke 04

Fases do jogo: Com um time teoricamente ofensivo, o Chelsea prometia sufocar o Schalke desde o início da partida. Foi o que acontece, mas a tática de José Mourinho não se refletiu em gols. De fato, embora tivesse menos posse de bola na etapa inicial (48%, contra 52% do rival alemão), a equipe inglesa conseguia manter o jogo em seu campo de ataque.

Foi graças à combatividade do setor ofensivo que saiu o primeiro gol. Aos 11min, Fàbregas dividiu no meio de campo e a bola sobre para Hazard, que devolveu o passe em profundidade para que o espanhol mandasse para as redes. Ramires, Willian e Hazard também se movimentaram bem e deram opções para o Chelsea atacar.

Do lado do Schalke, Draxler criava as principais oportunidades, mas sofria com as conclusões no primeiro tempo. Após o intervalo, porém, ele foi fundamental no gol do time alemão: aos 17min, o meia dividiu com Fàbregas e ganhou a bola, que caiu nos pés de Huntelaar. O holandês não desperdiçou e marcou.

O melhor: Draxler - O técnico José Mourinho optou por escalar um time com muita capacidade criativa. De fato, o Chelsea controlou o jogo manteve a bola em seu campo de ataque durante boa parte do jogo. No entanto, em condições adversas, o meia do Schalke apareceu bem e foi o responsável por oportunidades perigosas de sua equipe.

O pior: Drogba - O atacante marfinense foi recebido com festa pela torcida londrina, mas praticamente não foi visto em campo. Em sua principal chance, aos 15min do segundo tempo, mandou longe do gol. O lance aconteceu pouco antes do gol de empate do Schalke.

Chave do jogo: O controle do Chelsea, restrito ao primeiro tempo. Com cinco jogadores em condições de movimentar o ataque, o time comandado por José Mourinho poderia ter definido o jogo prematuramente com mais gols. Como não o fez, acabou pagando o preço e sofrendo o empate em casa.

Para lembrar: O jogo desta quarta-feira foi o 600º do zagueiro John Terry como titular pelo Chelsea.

Maribor 1 x 1 Sporting

Fases do jogo: Embora tenha adotado uma eficiente postura defensiva no início da partida, o Maribor conseguiu criar as primeiras boas chances com Marcos e Ibrahimi. O Sporting, porém, assumiu o controle do jogo ainda no primeiro tempo, e sufocou o time da Eslovênia com oportunidades de nomes como Jefferson, William Carvalho, Nani, Slimani e Carrillo.

No segundo tempo, Nani se mostrou mais acordado, mas o time seguiu pecando demais nas finalizações. Coube ao próprio Nani marcar o gol do Sporting, em jogada individual concluída com um chute cruzado aos 35min. No entanto, o sufocado Maribor decidiu aprontar, e nos acréscimos, empatou com Luka Zahovic.

O melhor: Nani - Em um setor ofensivo pouco inspirado do Sporting, o meia emprestado pelo Manchester United foi responsável por dar poder de fogo a sua equipe. O gol desta quarta-feira foi seu primeiro após o retorno ao futebol português.

O pior: Carrillo - O peruano perdeu algumas das melhores chances de gol da partida. No meio do segundo tempo, o técnico Marco Silva perdeu a paciência e promoveu a entrada de Carlos Mané no lugar do camisa 18.

Chave do jogo: O controle defensivo do Sporting após a pressão inicial. Sem sofrer gols nos 15 primeiros minutos, o time lisboeta conseguiu se organizar e atacar mais.

Para lembrar: Foi a primeira partida do Sporting na Liga dos Campeões em cinco temporadas. Na última participação, ainda na temporada 2008/2009, o time de Lisboa passou pela fase de grupos, mas caiu nas oitavas de final com duas goleadas frente ao Bayern de Munique: 5 a 0 e 7 a 1.