Topo

Dunga culpa pressão por desfalcar clubes brasileiros ao convocar seleção

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 11h11

O técnico Dunga anunciou nesta quarta-feira (17) a convocação da seleção brasileira para amistosos contra Argentina (11/10) e Japão (14/10). A lista incluiu jogadores que defendem equipes locais, que perderão pelo menos duas rodadas do Campeonato Brasileiro e a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Questionado sobre o porquê disso, explicou que não pretende fazer concessões nas próximas convocações.

“Entendemos a situação dos clubes brasileiros, mas também temos de pensar na montagem da seleção. Logo em seguida teremos Copa América, e nós temos de ter uma estrutura. Se nós abrirmos exceção, toda convocação vamos ter problema de chamar ou não. Quando você não chama jogadores, tem muitas reivindicações que partem de vocês da imprensa. Se você chama, tem pressão. Se não chama, tem pressão da mesma forma”, ponderou Dunga em entrevista coletiva.

A lista desta quarta-feira tem sete jogadores que atuam em clubes brasileiros. Corinthians e Cruzeiro admitiram publicamente que haviam pedido à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que seus jogadores não fossem convocados.

Os jogadores convocados perderão pelo menos duas rodadas do Campeonato Brasileiro (a 27ª e a 28ª), além do duelo de volta da Copa do Brasil. Os amistosos de outubro serão realizados em Pequim (Argentina) e Cingapura (Japão), e o grupo viajará no dia 4.

“Todos os clubes reivindicam que seus jogadores sejam chamados. Todo mundo quer participar, e isso é bom. É uma nova visão para a seleção. Todo mundo questionava sobre não termos jogadores de clubes brasileiros na seleção, e agora questionam, de forma válida, sobre os clubes”, disse Dunga.

Depois disso, o técnico fez um adendo em tom de aviso: “Temos grande liberdade e democracia dentro da CBF. Quem não quiser ter jogadores convocados pode mandar uma carta dizendo isso. Nós atenderemos o pedido. Só acredito que nenhum clube vai fazer isso”.

Dunga chegou a conversar com treinadores sobre os efeitos que a convocação desta quarta-feira teria em um momento decisivo da temporada. Ouviu apelos para que jogadores fossem alijados da lista, mas isso foi feito de forma ponderada.

“Eles falaram que é difícil, que não queriam perder os atletas, mas que entendem a oportunidade dada aos jogadores. Todo mundo quer que seus jogadores sejam convocados”, finalizou o treinador.