Topo

Dunga mantém base para amistosos e chama lateral que rejeitou a seleção

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro *

17/09/2014 11h01

*Nota atualizada às 11h20

O técnico Dunga manteve a base de sua primeira convocação. A lista apresentada nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, para os amistosos contra Argentina e Japão, dias 11 e 14 de outubro, respectivamente, tem entre as novidades o lateral Mário Fernandes, do CSKA, que havia rejeitado a seleção brasileira em 2011. Outro nome novo é o lateral-esquerdo Dodô, da Inter de Milão, revelado pelo Corinthians.

Mário Fernandes havia descartado convite do então técnico da seleção, Mano Menezes, em 2011, alegando que estava "estressado". Indagado por que convocou o lateral, Dunga disse que Fernandes era imaturo e que merece uma "segunda vez" na seleção.

“O Mário Fernandes teve esse episódio há um tempo. Era um jogador jovem, ainda é jovem. Mas todos têm direito a uma segunda oportunidade. Não podemos crucificar ninguém pelos erros do passado. Principalmente se tratando de jogadores jovens, que começam muito cedo, saem muito cedo de casa e não têm acompanhamento de pai e mãe”, declarou.

Diferentemente de outras edições do Superclássico das Américas, o duelo sul-americano poderá contar com atletas que atuam no exterior (data Fifa). A partida será disputada em Pequim, na China. Três dias depois, a seleção encara o Japão em Cingapura.

Os clubes que cederam atletas à seleção jogarão desfalcadas por duas rodadas do Brasileirão (27ª e 28ª rodada). Os atletas se apresentam à seleção no dia 4 de outubro.

“Todo mundo questionava não ter jogadores do Brasileiro na seleção. Agora questiona, e é válido. Dentro do futebol e da CBF, temos grande liberdade e democracia: quem não quiser que os jogadores não sejam convocados, manda uma carta dizendo isso. E nós atendemos ao pedido. Acredito que ninguém fará isso. Quanto aos treinadores com quem conversei, falaram que é difícil, mas que entendem a oportunidade dos jogadores”.

Alguns clubes podem ter mais desfalques. Às 17h desta quarta-feira haverá convocação da seleção sub-21, comandada por Alexandre Gallo. O time de base disputará amistosos em outubro no Brasil. Os adversários e as datas não estão definidos.