Topo

Dunga prioriza base, mas pede para seleção aproveitar "cadeiras vazias"

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/09/2014 11h30

Dunga abriu a entrevista coletiva desta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro, avisando que pretendia manter a base da seleção brasileira nas primeiras convocações. Depois, porém, falou em pelo menos cinco respostas sobre as novidades na lista de jogadores. Em tom de aviso, o treinador pediu que os atletas saibam aproveitar “cadeiras vazias”.

“Se alguém levanta, você tem de aproveitar uma cadeira vazia. E se a cadeira está ocupada, você precisa esperar que a pessoa levante e abra um espaço novamente”, disse o técnico da seleção brasileira ao ser questionado sobre o atacante Hulk.

Incluído na primeira convocação de Dunga, Hulk foi cortado antes dos amistosos contra Colômbia e Equador, em setembro, porque sofreu uma lesão. Ele foi substituído por Robinho, que se manteve no grupo e foi chamado nesta quarta-feira.

Dunga usou o mesmo exemplo ao falar do zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain. O jogador foi convocado na primeira lista e ganhou vaga entre os titulares na partida contra o Equador, quando David Luiz estava lesionado.

“Todas as posições estão em aberto. Na última convocação, falei que não se pode deixar a cadeira vazia; se você deixar, alguém vem e senta. É a competitividade da seleção brasileira. Não podemos convocar jogadores novos a todo instante, mas vamos gradualmente chamando os que vão surgindo, com regularidade, mesclando mais e menos experientes e encaixando num momento oportuno. Surgiu uma oportunidade agora nas laterais, assim como surgiu na defesa e entrou o Marquinhos. Então, alteramos conforme a necessidade”, disse Dunga.

A lista anunciada por Dunga nesta quarta-feira tem duas novidades: o lateral direito Mário Fernandes e o lateral esquerdo Dodô. Os dois ocuparam espaços que foram de Maicon e Alex Sandro na convocação original para os amistosos de setembro.

Alex Sandro foi cortado por lesão e nem chegou a se apresentar para os jogos. Foi substituído por Marcelo, do Real Madrid, que não se manteve no grupo para os próximos amistosos. Maicon foi titular contra a Colômbia, mas se atrasou na reapresentação após a folga e foi cortado. Dunga chamou Fabinho, do Monaco, que estava com a seleção olímpica e foi reserva de Danilo no confronto com o Equador.