Topo

Hulk se recupera antes de prazo, mas perde espaço com Dunga na seleção

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/09/2014 11h16

Titular da seleção na Copa de 2014, o atacante Hulk foi um dos remanescentes do Mundial na primeira convocação do técnico Dunga após a competição. Contudo, o jogador do Zenit sofreu uma lesão e foi substituído por Robinho no grupo que venceu Colômbia e Equador. E com isso, a despeito de ter se recuperado antes do prazo, perdeu espaço no grupo e ficou fora da convocação para amistosos contra Argentina (11/10) e Japão (14/10).

“O Hulk nós chamamos, ele teve uma lesão, e o médico do clube dele nos mandou um e-mail dizendo que ele teria recuperação dentro de quatro a seis semanas. Ele voltaria aos treinamentos na primeira semana de outubro. Só que ele teve uma recuperação muito boa: nós jogamos no dia 5, e ele no dia 6, para nossa surpresa. Pensamos melhor, e deixamos o jogador se recuperar bem em seu clube. Lá na frente, quem sabe ele pode ter uma nova oportunidade”, disse Dunga em entrevista coletiva concedida no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (17), logo depois do anúncio da convocação.

Hulk sentiu a parte posterior da coxa em jogo contra o Lokomotiv, no dia 31 de agosto. Exame apontou lesão de grau 2, e os resultados foram enviados à comissão técnica da seleção brasileira por Eduardo Santos, fisioterapeuta brasileiro que trabalha no Zenit desde o início de 2014.

Segundo o estafe do jogador, Hulk fez oito horas por dia de tratamento e até dormiu com uma calça térmica para acelerar a recuperação. Ele voltou a treinar no dia 11 de setembro e jogou no dia 13 pelo Campeonato Russo.

Na última terça-feira (16), Hulk foi titular do Zenit em jogo contra o Benfica pela fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa. O atacante brasileiro foi um dos maiores destaques da equipe russa e abriu o placar em uma vitória por 2 a 0 – aliás, esse foi o primeiro gol da competição europeia de clubes.

Além de ter feito o gol, Hulk acertou uma bola na trave e participou de praticamente todas as melhores oportunidades do Zenit. O jogador foi elogiado até pelo técnico do Benfica, Jorge Jesus.

“Não me senti frustrado e nem decepcionado [com a mudança de prazo no retorno do atacante]. Tenho de acreditar no médico, que disse que ele só voltaria em seis semanas, mas a medicina moderna recupera os jogadores rapidamente”, afirmou Dunga.

Apesar de ter contemporizado ao falar sobre o atacante, o técnico da seleção admitiu que ele perdeu espaço: “Aqui há cadeiras vazias. Se alguém senta, o outro tem de esperar alguém levantar. É a competitividade da seleção brasileira”.

Hulk está em São Petersburgo e viu a convocação da seleção brasileira pela TV. “Fiquei triste e vou esperar uma nova oportunidade”, disse o atacante do Zenit.