Topo

Inter espera documento do Qatar, e Nilmar pode reestrear contra o Cruzeiro

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/09/2014 13h29

Nilmar já corre e treina no CT do Parque Gigante, um dia após ser anunciado pelo Internacional, mas ainda não tem condições legais de jogo. O Colorado aguarda o fim do processo de transferências junto à Fifa, que depende de um documento emitido pelo El-Jaish, do Qatar, para só então registrar o atacante na CBF. O trâmite burocrático e os treinos empurram a reestreia do jogador para adiante. E o jogo do retorno pode ser contra o Cruzeiro.

A partida diante do líder do Brasileirão está marcada para 4 de outubro, no Mineirão. O Inter trabalha com o prazo de inscrições da CBF para resolver a situação de Nilmar. O tempo se esgota um dia antes da 26ª rodada do campeonato.

“Nós temos até o dia 03 de outubro para inscrever o Nilmar. Este seria o prazo para o atleta receber a liberação. Nós entendemos que bem antes disto a questão estará superada. Vamos aproveitar este período para preparar ele da melhor maneira possível”, disse Giovanni Luigi, presidente do Inter.

O processo burocrático não põe em risco o negócio. Todas as partes envolvidas acreditam que o documento de liberação será emitido sem maior delonga. Tanto que o Inter já pagou a taxa de inscrição de Nilmar junto à CBF. O valor inicia o processo de registro do jogador nos arquivos.

Nilmar rescindiu com o El-Jaish em julho, após um desacerto entre os xeques do Qatar que planejavam uma transferência dele para outro clube local. A assinatura do rompimento ocorreu antes do fechamento da janela de transferências internacionais no Brasil e é isto que permite sua inscrição ainda em 2014 junto à CBF.

A situação jurídica da rescisão foi o primeiro entrave no negócio. Advogados do Internacional foram orientados a analisar minuciosamente email e documentos oficias, em busca de detalhes e obtenção da garantia do registro de Nilmar. Esta etapa, contudo, não foi a mais tensa.

O empresário Orlando da Hora e os dirigentes do Inter tiveram um princípio de atrito quando a rodada de negociações chegou no tempo de contrato. E nos salários. Giovanni Luigi chegou a declarar publicamente que ‘dinheiro não é tudo’, deixando explícito do duelo com o agente. No final, a vontade de Nilmar de permanecer em Porto Alegre – onde reside a família da esposa, e estão amigos atuando pelo Inter (como Alex e Rafael Moura), ajudou o Colorado a vencer a queda de braço.