Topo

Marin se irrita ao falar de arbitragem, e CBF vai explicar regras em site

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/09/2014 11h52

José Maria Marin, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), mudou de expressão em apenas uma resposta de uma entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro. Com um rosto ameno ao falar sobre todos os outros temas, o presidente da entidade nacional fechou a cara ao ser questionado sobre o nível da arbitragem no país. O dirigente fez duras críticas aos profissionais do segmento, admitiu que está insatisfeito e anunciou a criação de uma seção no site oficial da CBF para explicar regras.

“Eu estou assistindo quantos jogos eu posso e estou preocupado mesmo. Falei com os responsáveis que não estou satisfeito. Todo o possível por parte da CBF nós demos: investimos, compramos itens eletrônicos... Mas, nas últimas rodadas, não fiquei satisfeito. Vamos procurar melhorar”, avisou Marin.

Uma das medidas da CBF para mudar o nível da arbitragem é a criação de uma seção especial no site da entidade. A área servirá para explicar regras do jogo e tirar dúvidas sobre decisões de árbitros.

A reação exacerbada de Marin e a criação da seção no site da CBF acontecem num momento em que a arbitragem tem sido foco de intenso debate no futebol brasileiro. Nesta quarta-feira, a entidade que comanda a modalidade admitiu que juízes ainda estão em adaptação a uma nova orientação sobre bola na mão dentro da área.

Essa instrução foi passada aos árbitros em dois cursos em 2014 (um antes e outro depois da Copa), mas houve diversos lances com dúvida de interpretação depois do Mundial.

O último exemplo aconteceu no domingo, na vitória do Flamengo sobre o Corinthians por 1 a 0. No segundo tempo, Sandro Meira Ricci apontou pênalti para a equipe carioca num lance em que a bola bateu no braço do lateral Fagner.

Questionada sobre isso, a CBF disse que o lance foi “difícil” e “interpretativo”. A entidade evitou classificar como errada a decisão de Sandro Meira Ricci.