Topo

Nova casa de Ronaldinho já teve Copa, Neymar e show de goleiro da seleção

Ronaldinho foi apresentado no estádio La Corregidora, sua nova casa - Divulgação/Querétaro
Ronaldinho foi apresentado no estádio La Corregidora, sua nova casa Imagem: Divulgação/Querétaro

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 06h00

Ronaldinho estreia com a camisa do Querétaro às 23h (de Brasília) desta quarta-feira, pela Copa do México, em sua nova casa no futebol: o estádio La Corregidora. De propriedade do governo local, o estádio já foi palco de Copa do Mundo, recebeu Neymar com a camisa do Santos e testemunhou um show à parte de Rafael Cabral, hoje goleiro da seleção brasileira.

La Corregidora foi construída a toque de caixa para receber a Copa de 1986: a obra começou em março de 1983 e terminou em dezembro do ano seguinte. Quatro partidas do Mundial aconteceram em seu gramado, sendo a mais marcante as oitavas de final entre Espanha e Dinamarca, quando Brutagueño fez quatro gols no triunfo espanhol por 5 a 1.

Mas um brasileiro já brilhou no estádio. Na Libertadores de 2011, impedido de atuar em sua casa, o América recebeu o Santos de Neymar, Ganso e companhia em Querétaro. O duelo valia pelas oitavas de final e o time da Vila Belmiro havia vencido na ida por 1 a 0.

Neymar passou em branco no México, mas foi Rafael Cabral quem colocou o Santos na próxima fase. Com pelo menos cinco defesas decisivas, o hoje goleiro da seleção brasileira foi fundamental no empate sem gols. Semanas depois, o Santos conquistou o título do torneio continental.

O estádio La Corregidora foi inspirado no lendário Azteca, localizado na Cidade do México, e por isso possui três níveis de arquibancadas. Sua capacidade atual é de cerca de 35 mil pessoas.

Ronaldinho já pisou no gramado de sua nova casa ao ser apresentado à torcida na última sexta-feira, quando saudou os novos fãs durante o intervalo da partida com o Puebla em clima de festa. Mas o teste para valer será agora.

Assim como aconteceu na semana passada, a expectativa é que o estádio esteja lotado para a estreia do brasileiro. O Querétaro lidera o grupo 1 com nove pontos, um a mais que o Tigres, adversário desta quarta-feira e talvez a primeira vítima de Ronaldinho com a camisa dos Gallos Blancos.