Topo

À la Alemanha, time romeno faz 6 a 0 em 22 minutos e goleia na Liga Europa

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 18h00

Guardadas todas as devidas proporções, o Steaua goleou como a Alemanha nesta quinta-feira, ao menos em termo de rapidez. Aproveitando-se de um “apagão” do rival Aalborg, da Dinamarca, os romenos fizeram 6 a 0 em 22 minutos e começaram muito bem a fase de grupos da Liga Europa.

Os gols do Steaua foram marcados dos 6 minutos do segundo tempo aos 27 minutos. Só o atacante Keseru fez três, justamente os três últimos, em um intervalo de incríveis nove minutos entre eles.

A goleada relâmpago lembra, em termos de rapidez, o chocolate histórico aplicado pela Alemanha no Brasil durante a última Copa do Mundo. Na semifinal do torneio, os europeus abriram 5 a 0 antes dos 30 minutos do primeiro tempo, sendo que os gols foram marcados em um intervalo de apenas 18 minutos.

Com o resultado, o Steaua larga com três pontos no grupo J. No outro jogo da chave, o Dynamo de Kyev venceu o Rio Ave, fora de casa, por 3 a 0.

Outros jogos:
A última leva de jogos da primeira rodada da Liga Europa foi marcada por várias goleadas. Na Grécia, o PAOK venceu o Dinamo Minsk por 6 a 1, enquanto o Young Boys enfiou 5 a 0 no Slovan Bratislava. O Everton, por último, bateu o Wolfsburg, da Alemanha, por 4 a 1.

Entre os times mais fortes, os destaques foram Napoli e Sevilla, que venceram seus compromissos com facilidade. Os italianos começaram a Liga Europa com um 3 a 1 sobre o Sparta Praga. Já os espanhóis bateram os holandeses do Feyenoord por 2 a 0.

Nos outros jogos, o Legia fez 1 a 0 no Lokeren; a Fiorentina ganhou do Guingamp por 3 a 0; o Metalist perdeu por 2 a 1 dos turcos do Trabzonspor; o Lille empatou por 1 a 1 com o Krasnodar; e o Standard Liege fez 2 a 0 no Rijeka com gol de Vinicius Araújo, convocado por Gallo para a seleção olímpica.

O melhor: Everton. Diante de um rival de bom nível técnico, o Wolfsburg, os ingleses atropelaram. O 4 a 1 no rival mais difícil da chave, que ainda tem Lille e Krasnodar, mostra que o time pode brigar seriamente pela conquista do torneio.

O pior: Metalist. O time do brasileiro Cleiton Xavier marcou passo e mostrou fragilidade na estreia. Em casa, na Ucrãnia, levou 2 a 1 dos turcos do Trabzonspor com direito a gol decisivo nos acréscimos. Pode ser o prenúncio de má temporada para um time que perdeu bons valores para o rival Shakhtar Donetsk.