Topo

Atibaia e personal trainer. Os trunfos de Nilmar na readaptação ao Brasil

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/09/2014 10h02

Uma pré-temporada em Atibaia, no interior de São Paulo, e duas semanas e meia de treinamentos com um personal trainer em Porto Alegre. A vida regrada extra-campo e até a espera pela inscrição junto à CBF. Estes são os trunfos de Nilmar para obter uma readaptação ao futebol brasileiro mais rapidamente. Após dois anos jogando no Qatar, o choque de realidade com a rotina no Internacional é um dos problemas para jogador superar em 2014.

O primeiro trunfo de Nilmar está na pré-temporada realizada em solo brasileiro. Reflexo da megalomania dos xeques, o El-Jaish realizou seu período de treinamentos em Atibaia. Talvez em uma tentativa de deixar o clube próximo da Copa do Mundo. Aproximando os dirigentes árabes de contatos relacionados ao Mundial.

Nilmar se apresentou para os trabalhos com o antigo clube no dia 9 de julho, um dia após o início oficial da pré-temporada. E ficou cumprindo a cartilha de treinamentos até 24 do mesmo mês. As atividades ajudaram o atacante a manter a forma, o condicionamento físico. Após o período no interior de São Paulo, o contrato dele foi rescindido e a incerteza começou.

Em Porto Alegre, instalado na casa da família da esposa, Nilmar contatou Mauren Mansur – fisioterapeuta que trabalhou no Internacional na segunda passagem do atacante pelo clube, e acertou uma rotina de trabalhos para seguir em forma.

“A gente fez uma manutenção física com o Nilmar. Balanceamento de forças, reequilíbrio muscular do corpo e cuidado com os joelhos. Fisicamente ele se apresentou bem, tinha feito uma pré-temporada recentemente”, relata Mansur. "Por mais que o futebol no Qatar seja diferente, com um outro grau de competitividade, ele encarou um período de treinos pouco tempo atrás. Também tem a favor dele o histórico de poucas lesões musculares e um comportamento extracampo altamente favorável", acrescenta.

Com exercícios de treinamento funcional, Nilmar sustentou a flexibilidade e fugiu do ócio. Que poderia atrasar sua readaptação aos trabalhos praticados no Brasil no dia a dia dos clubes. A dedicação do jogador no período sem clube – enquanto o empresário Orlando da Hora acertava a rescisão e aguardava ofertas, agradou a comissão técnica do Inter.

“Nilmar dispensa comentários. Tem qualidade indiscutível, eu e o grupo estamos muito contentes com a vinda dele”, disse Abel Braga.

Em Porto Alegre, Nilmar já iniciou o processo de treinamento com a preparação física do Inter. A ideia inicial era incluir o atacante no grupo principal na próxima semana. Mas a reestreia deve ficar para outubro. O clube gaúcho ainda aguarda um documento ser emitido pelo El-Jaish, finalizando a transferência internacional no sistema da Fifa.