Topo

Brasil ultrapassa Uruguai e está em 6º no ranking da Fifa; Alemanha lidera

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 06h41

O Brasil subiu uma posição e agora aparece em sexto lugar no ranking da Fifa, divulgado pela entidade nesta quinta-feira. Finalistas da última Copa do Mundo, Alemanha e Argentina se mantiveram no topo da lista.

Com 1291 pontos, a seleção brasileira ultrapassou o Uruguai (1243), que caiu para sétimo. Das dez primeiras colocadas no ranking da Fifa, quatro são sul-americanas. A Argentina, vice-campeã da Copa, também ocupa o segundo lugar na lista da entidade, seguida pela Colômbia – que ganhou um lugar no pódio ao passar a Holanda.

Os colombianos igualam sua melhor posição alcançada no ranking da Fifa. Eles já estiveram em terceiro em julho e agosto de 2013. A queda da Holanda tem a ver diretamente com a derrota por 2 a 1 para a República Tcheca em sua estreia nas eliminatórias da Eurocopa-2016.

Eliminada na primeira fase do Mundial, a Espanha caiu uma posição e aparece em oitavo. Já a França, que fez uma boa Copa e chegou às quartas de final, ultrapassou a Suíça e vem em nono.

A Guatemala foi a seleção com a maior evolução na lista: com três vitórias em quatro partidas nas eliminatórias da Copa Ouro-2015, a equipe da América Central subiu 77 posições e agora aparece em 57º.

A próxima atualização do ranking da Fifa será divulgada em 23 de outubro.