Topo

Carta escrita por Felipão iniciou ações do Grêmio após racismo da torcida

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/09/2014 10h24

Uma carta manuscrita e assinada por Felipão e o elenco do Grêmio foi a primeira ação do clube ainda no dia 28, quando Aranha foi alvo de xingamentos racistas na Arena em duelo da Copa do Brasil. O documento, manifestando solidariedade, foi entregue ao jogador via assessoria de imprensa.

No segundo tempo do encontro, Aranha ouviu palavras de cunho racista vindas da arquibancada do estádio gremista. Reclamou, mas seguiu no jogo. Não sabia ele que as câmeras de transmissão do encontro haviam flagrado tais atos, confirmando a versão do jogador e forçando o árbitro a alterar a súmula, que não relatava nada.

A proporção dos atos dos aficionados foi imensa. Mas antes mesmo disso, os jogadores e comissão técnica do Grêmio já haviam manifestado solidariedade. O presidente do clube, Fábio Koff, também foi solidário ao atleta santista e procurou encontrá-lo.

Aranha, da mesma forma, jamais atacou o Grêmio. Segundo o goleiro, os torcedores deveriam ser responsabilizados por seus atos. Em julgamento, o atleta reconheceu as atitudes do time gaúcho para evitar este tipo de situação. Mas o mesmo não houve com Edu Dracena. O capitão santista defendeu até a exclusão do Grêmio por conta disso.

"Este tipo de declaração pode gerar uma reação no jogo de hoje [quinta-feira]. É inevitável. O que eu estranho é que o mesmo Dracena, capitão do Santos, não falou isso quando ocorreu contra outro companheiro dele, no jogo entre Santos e Flamengo, em 2011. E foi totalmente contrário ao presidente do Santos. Eu aprendi que quando o presidente fala, o resto fica quieto. Mas ele não fez isso", disse o diretor executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa.

Na ocasião citada pelo diretor gremista, Diego Maurício, do Fla, foi chamado de 'macaco' pela torcida do Santos quando deixava o banco de reservas na Vila Belmiro.

Só que, ao que parece, Felipão mudou de ideia. Após enviar a carta assinada ao jogador adversário, o técnico, na última terça, alertou a imprensa para 'esparrela' do jogador.

"JP (João Paulo Fontoura, assessor de imprensa do departamento de futebol), vê aí se eles vão cair na esparrela do Aranha de novo. Fala com eles. Diz pra eles", disse Scolari entre o gramado do Olímpico e o banco de reservas.

Em julgamento no STJD, o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil. Entretanto, o clube teta reverter tal punição em julgamento no Pleno marcado para o próximo dia 26.

Nesta quinta-feira, Grêmio e Santos voltam a jogar na Arena. O duelo começa às 20h30 e vale pela terceira rodada do segundo turno do Brasileirão.