Topo

Kaká ainda não desistiu do título. Mas SP tem de aprender a jogar sem ele

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 18h24

Para o clássico deste domingo, diante do Corinthians, o São Paulo terá a volta de Kaká. O meia fez muita falta na última quarta-feira, na derrota para o Coritiba por 3 a 1. Questionado sobre isso, disse que o time não pode depender dele, ou de nenhum outro jogador.

“O time não pode depender de um jogador, sei da responsabilidade e importância que tenho, mas um time não pode depender. Não falo só de mim, mas do Pato, do Ganso, do Rogério. Tem que ter uma filosofia já bem definida, tem que ser muito maior do que essas faltas. É isso que procuramos fortalecer todos os dias”, afirmou.

Mesmo com a derrota diante do Coritiba, o ídolo são paulino ainda diz acreditar na possibilidade de alcançar o líder Cruzeiro – a diferença é de sete pontos.

“Claro que cada rodada vai diminuindo a probabilidade, mas ainda tem muitos jogos, muita coisa vai acontecer.A gente acredita enquanto tiver a matemática a nosso favor. Não tem outro jogo contra o Cruzeiro, mas vamos tentar fazer nossa parte”, finalizou.

O tropeço em Curitiba, no entanto, foi um aperitivo do que pode ser o São Paulo em 2015 – Kaká está emprestado ao clube do Morumbi, e deve retornar para o Orlando City, EUA, em dezembro. De forma bem sutil, o camisa 8 deixa aberta a porta para uma permanência, mas mostra desconforto ao discutir o futuro.

“Não gosto de falar sobre isso porque cria ansiedade para todos os envolvidos. Se o São Paulo for campeão, se classificar para Libertadores, é muito “se”. Não quero iludir ninguém, estou feliz, quero aproveitar esse momento, lá na frente a gente conversa tudo de forma clara. Esse clássico, não sei se será o último (com a camisa do São Paulo). A gente nunca sabe”, disse.

O meia não encara a partida contra o Corinthians de forma especial. Apesar de se dizer ansioso para o jogo, Kaká considera mais importante o resultado atingido no final do campeonato.

“Nosso foco maior é no final do campeonato, não é no clássico contra o Corinthians, Palmeiras ou Santos. É o fechamento do ano. Para brigarmos pelo título, temos que passar por Corinthians, Flamengo e Fluminense. É um jogo que tem tudo para ser um ótimo jogo, estou motivado, contando as horas, e tem tudo para ser um grande clássico”.