Topo

Nilmar leva 4 mil ao Beira-Rio e fala em jogar no Inter até os 40 anos

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/09/2014 15h01

Nilmar voltou e arrastou uma multidão com ele. Nesta sexta-feira (19), o atacante foi apresentado oficialmente pelo Internacional no Beira-Rio ao estilo europeu. Na entrevista coletiva brincou com o contrato assinado em sua terceira passagem pelo Colorado e disse que cogita se aposentar em Porto Alegre. No estádio, foi ovacionado por quatro mil pessoas.

A apresentação seguindo os moldes do clubes da Europa escancara do tamanho de Nilmar para o atual Inter. Carente ofensivamente, o Colorado venceu uma queda de braço com o empresário Orlando da Hora e encerrou uma novela que teve capítulos em 2012 e 2013. A torcida retribuiu o esforço e recebeu o jogador de braços abertos.

“Eu queria um contrato de 10 anos, igual do Índio (zagueiro no clube desde 2005). Para jogar até os 40. Eu penso em jogar todo meu contrato e se o nível estiver bom, ir além”, disse Nilmar.

Após a coletiva, Nilmar pisou no gramado do Beira-Rio e foi ovacionado por cerca de quatro mil pessoas. Distribuiu autógrafos, tirou selfie até bom bebês e sentiu, por tabela, o que queria ao deixar o El-Jaish, do Qatar para regressar ao Brasil.

"A coisa que mais senti falta foi esse ambiente aqui, um ambiente de futebol. A vida lá é maravilhosa para minha esposa, filhos. Mas o jogador sente falta. Sente o nível de competição. Lá você tem que lidar com algo que não é 100% profissional. Senti falta da adrenalina de torcedor, de imprensa. Até a cobrança", comentou.

Aos 30 anos, o atacante revelado no Beira-Rio em 2004 jogará pela terceira vez no clube gaúcho. O retorno já havia sido tentado em 2012 e também no ano passado. Sempre esbarrando no acerto salarial e gerando até bate-boca público entre dirigentes e Orlando da Hora.

Nilmar foi sondado por diversos clubes após sair do Qatar: Corinthians, Cruzeiro, Flamengo e Roma. O Internacional levou vantagem pelo laço afetivo e por se dispor a negociar os vencimentos, considerados extremamente altos pelos demais interessados.

"Todos os clubes por onde passei me procuraram quando sai do Qatar. Mas com o Inter é carinho é grande, me sinto em casa aqui. Mas felizmente eu fiz o famoso pé de meia. Isso não foi a parte mais importante", citou.

Oriundo das categorias de base do Internacional, Nilmar começou a aparecer em 2004. Dois anos depois foi negociado com o Lyon-FRA e voltou ao Brasil para jogar pelo Corinthians. Em 2007 iniciou sua segunda passagem pelo Beira-Rio e fez o gol do título da Copa Sul-Americana da temporada seguinte. Em julho de 2009 o atacante trocou o Colorado pelo Villarreal-ESP.