Topo

Olímpico completa 60 anos, perde refletores e se aproxima de implosão

Olímpico perde refletores em dia de aniversário e se aproxima de implosão - Marinho Saldanha/UOL
Olímpico perde refletores em dia de aniversário e se aproxima de implosão Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/09/2014 16h39

O estádio Olímpico completa 60 anos nesta sexta-feira. A casa de tantas conquistas do Grêmio vive seus últimos momentos. Com prazo para deixar de ser local de treinamentos do Tricolor vencendo em novembro, o aniversário não teve comemoração, mas a perda de mais uma parte da construção que se aproxima do fim. Os refletores foram sacados.

Enquanto os reservas do Grêmio enfrentavam os meninos das categorias de base em treinamento no campo suplementar, o Olímpico perdeu sua iluminação. Os seis postes que circundam a casa gremista tiveram lâmpadas retiradas uma a uma.

Metade do estádio já foi desmontado. Departamentos, alojamentos das categorias de base, tudo já foi retirado. A parte 'sobrevivente' abriga o vestiário e o departamento de futebol profissional, além de departamento médico e de fisiologia.

Mas até mesmo isto está prestes a deixar a casa atual. Com a conclusão do Centro de Treinamentos Luiz Carvalho próxima de acontecer e novos setores da Arena sendo inaugurados, a direção irá se deslocar toda até o fim do ano. Os trabalhos do time principal que hoje alternam Olímpico e CT irão acontecer apenas na zona norte.

Pode ser o último aniversário do Olímpico. No entanto, a troca oficial de chaves ainda não está confirmada. Para ocorrer precisa que a Arena deixe de constar como garantia de financiamento bancário feito pela OAS, empresa que construiu o estádio. Apenas depois haverá o câmbio e finalmente as licenças ambientais poderão ser concedidas e o palco de tantas conquistas em azul branco e preto ter seu fim.