Topo

Tottenham denuncia manifestação antissemita em jogo da Liga Europa

Do UOL, em São Paulo

19/09/2014 08h48

O Tottenham denunciou à Uefa uma manifestação antissemita ocorrida na partida contra o Partizan Belgrado, na última quinta-feira (19), pela Liga Europa. O clube inglês relatou que torcedores do time sérvio exibiram uma faixa com termos ofensivos aos judeus durante o confronto.

A bandeira continha a imitação do logotipo do programa humorístico Only Fools and Horses, da emissora britânica BBC, com algumas palavras modificadas de forma a formar um slogan ofensivo.

Técnico do Tottenham, Mauricio Pochettino descreveu a faixa como “muito desrespeitosa e inaceitável”. Membros do clube inglês informaram a Uefa ainda no intervalo e o delegado da partida registrou o fato em fotografias após a partida.

O Tottenham tem uma histórica associação com a comunidade judaica de Londres. Já o Partizan viveu problemas anteriores por causa de seus torcedores. Em 2007, foi excluído da então Copa da Uefa e multado devido a tumulto provocado por seus torcedores durante jogo eliminatório contra o Zrinjski Mostar.

A Uefa tem adotado ‘tolerância zero’ para casos de discriminação e a tendência é que o Partizan seja punido pela atitude de seus torcedores. A punição pode variar de jogos com portões fechados até uma nova exclusão do torneio europeu.