Topo

Sósia de Ronaldinho usa imagem do ídolo para conquistar votos atleticanos

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

20/09/2014 06h00

José Robson Batista, sósia de Ronaldinho Gaúcho, ganhou notoriedade durante a passagem do craque pela capital mineira quando vestiu a camisa do Atlético-MG e comandou a equipe na conquista do inédito título da Libertadores. Bem adaptado, ele não seguiu os passos do jogador e segue em Minas. Atualmente, Robson é candidato a deputado federal e vem fazendo sua campanha nos jogos do alvinegro mineiro no Independência.

Autodenominado sósia oficial de Ronaldinho Gaúcho, Robson apresenta-se em campanha a deputado federal pelo Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), como ‘Ronaldinho cover’. 

Aproveitando a forte ligação ainda existente entre a figura de Ronaldinho Gaúcho e o Atlético-MG, clube que o jogador defendeu por dois anos e deixou em agosto, em rescisão amigável, o sósia utiliza dos jogos do clube em Belo Horizonte para se aproximar do torcedor e fazer campanha política.

O sósia do craque, que se transferiu para o Queretallo do México, apoderou-se até mesmo do número 49, que foi adotado por Ronaldinho Gaúcho, quando ele chegou ao Atlético-MG em junho de 2012.

No empate entre o alvinegro mineiro e o Grêmio, no último domingo, por 0 a 0, Robson passeou pelas ruas próximas ao Estádio Independência, no Horto. Bastante assediado, o sósia do ex-craque atleticano tirou fotos com mulheres, torcedores e crianças presentes ao local.

Sem falar muito em seu contato com torcedores, não se preocupando em apresentar propostas, o sósia de Ronaldinho aposta na grande semelhança com o craque para conseguir embalar a sua campanha. Ele pouco pouco pediu voto abertamente.

Isso, no entanto, não o impediu de ouvir promessas de voto. Quando isso acontecia, respondia com um sorriso e uma resposta pronta: “vota mesmo, vou ficar contente”. Ele não utiliza o nome do Atlético, ou símbolo do clube em sua candidatura.

Nas caminhadas pelas ruas de Belo Horizonte e região metropolitana, onde vem concentrando a sua campanha, Robson segue ao lado de mulheres, batizadas “Ronaldetes”, que se vestem com um macacão preto e branco e distribuem panfletos com o número da candidatura do sósia

“Estou mesmo pensando em votar nele. Vou pesquisar mais um pouco sobre as suas propostas, mas acho que vou votar nele. Estas Ronaldinhas que estão andando com ele são um ótimo chama voto”, disse Walter da Cunha, torcedor atleticano e que tirou fotos com o sósia e seus “cabos eleitorais”.

Desde que chegou a Belo Horizonte, em 2012, mesmo ano da contratação do craque pelo Atlético, Robson, nascido em Maceió (Alagoas) ganha a vida explorando a semelhança física com Ronaldinho Gaúcho, aparecendo em eventos públicos e particulares, como festas, shows. A aproximação com o público o fez ganhar notoriedade no PT do B e se aproximar da política.

Além de comparecer aos jogos do Atlético em Belo Horizonte, onde está morando, o sósia procura fazer aparições em shoppings, escolas e locais de maior fluxo de pessoas.