Topo

Unimed fez Flu virar 'milionário'. Agora clube sofre com altos salários

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/09/2014 06h01

Os quinze anos de parceria com a Unimed Rio deixaram o Fluminense com a fama de clube ‘milionário’ entre dirigentes rivais e jogadores, mas a redução do investimento da patrocinadora nas últimas temporadas tem transformado essa reputação em um incômodo para o Tricolor. O time agora encontra dificuldades para manter um elenco no mesmo patamar e contratar reforços no mercado.

Um exemplo dessa dificuldade é a demora nas renovações de contrato de alguns de seus principais jogadores, como Diego Cavalieri, Gum e Carlinhos, todos com vínculos com término previsto no fim de 2014. O clube tenta contornar os desejos de valorização dos atletas num novo compromisso. O goleiro, por exemplo, quer um aumento salarial considerável e chegou a pedir R$ 500 mil mensais no começo das conversas. E, com a parceira tirando o pé no investimento, a diferença ficaria nas costas do Fluminense.

"O patrocinador acenou desde o início do ano com situação de que não faria novos investimentos em 2014. E manteve o que já tinha. Isso também influi nas renovações por parte do patrocinador, que arca com maior parte dos vencimentos. O Fluminense já manifestou seu interesse e o patrocinador também. Mas eles [Unimed] só têm condição de fazer essa negociação a partir de 2015", explicou o vice presidente de futebol do Fluminense, Mário Bittencourt.

O Fluminense, portanto, terá que se alinhar com a patrocinadora sobre quais jogadores seguirão no elenco para 2015. Tudo porque cada aumento de salário significa a necessidade de redução em outros pagamentos feitos pela patrocinadora. As prioridades no momento são as renovações de Diego Cavalieri, Gum e Carlinhos. O último, no entanto, pode não ficar.

O investimento reduzido também afeta as contratações do Fluminense. Desde o começo do segundo semestre, a Unimed não ajudou na vinda de reforços, o que limitou bastante as ações do Fluminense no mercado. O Tricolor até agora só conseguiu trazer o goleiro Julio Cesar e o lateral direito Renato, do ABC.

Além de deixar o clube com poucos recursos, o corte nos gastos da Unimed atrapalha as contratações por não corresponder às expectativas dos possíveis reforços. O Fluminense tem se deparado com pedidos salariais acima de sua realidade justamente pela fama de pagar melhor que a grande maioria dos rivais. Recentemente, por exemplo, o zagueiro Neto, do Santos, não chegou a um acordo financeiro com o time das Laranjeiras.

Sem conseguir os reforços desejados e com dificuldades na renovações, o Fluminense ainda mantém um elenco forte e sonha com a Liberadores de 2015. Na sexta posição do Campeonato Brasileiro, o Tricolor encara o Flamengo às 16h deste domingo, no Maracanã, e tenta voltar à zona de classificação para a competição internacional.

Fred ou Eduardo da Silva: Quem leva a melhor domingo?