Topo

Cúmbia e chimarrão: Vasco quebra recorde de gringos e muda hábitos

06.jan.2014 - Martin Silva, Roberto Dinamite e Aranda no dia da apresentação dos gringos - Vinicius Castro/UOL
06.jan.2014 - Martin Silva, Roberto Dinamite e Aranda no dia da apresentação dos gringos Imagem: Vinicius Castro/UOL

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/09/2014 06h03

Nunca na centenária história do Vasco, o time profissional de futebol teve uma legião estrangeira tão grande. O reflexo do quinteto latino, formado pelos uruguaios Martin Silva e Maxi Rodríguez, o colombiano Montoya, o argentino Guiñazu e o paraguaio Aranda, já pode ser notado no dia a dia de São Januário, com o surgimento de hábitos até então pouco comuns, como o uso de chimarrão e o gosto pela cúmbia, ritmo musical muito popular nos países destes jogadores.

O intercâmbio cultural, até o momento, tem ocorrido de uma maneira bem amistosa. Guiñazu, por exemplo, é um dos mais queridos pelo grupo e pelos funcionários. Montoya, que chegou tímido, hoje em dia já é um dos mais brincalhões. Aranda e os uruguaios são um pouco mais contidos, mas aos poucos vão transmitindo as peculiaridades de suas origens aos brasileiros.

"Na última concentração, fizemos o Rafael Silva (atacante) tomar chimarrão (risos). Mas os brasileiros não gostam muito. Eles falam que é muito amargo", se diverte Maxi Rodríguez.

O chimarrão vascaíno é utilizado não só nas concentrações como também antes dos treinos e jogos. Para o meia, o chá os ajuda a relaxar.

"Sempre tomamos e ficamos na resenha (expressão que significa bate-papo). Ficamos mais tranquilos", diz Maxi, que traz a erva do Uruguai .

Nos hoteis, o pagode e o funk dos brasileiros rivaliza com a cúmbia, o reggaeton e a salsa, tudo em harmonia. Montoya que está há mais tempo no clube, já se simpatiza com alguns sambas.

Dentro de campo, a pouca intimidade com o português já não é mais obstáculo. O goleiro Martin Silva, por exemplo, utiliza a palavra "arriba" para determinar que os zagueiros saltem nos cruzamentos e todos o obedecem.

Atualmente, dos cinco estrangeiros, três estão atuando entre os titulares, são eles: Martin Silva, Guiñazu e Maxi Rodríguez. O arqueiro, aliás, ganhará uma camisa especial da Umbro, nova fornecedora de material esportivo do clube. Ela terá a cor celeste, em alusão ao país do camisa 1.