Topo

Santos planeja 'esquema Neymar' para não perder Robinho em decisão

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

22/09/2014 16h04

O Santos prepara um esquema utilizado na Era Neymar para não perder Robinho, sua principal estrela, em um dos jogos mais importantes do clube nesta temporada. Isso porque o camisa 7 pode desfalcar a equipe santista no duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, diante do Botafogo-RJ, na Vila Belmiro, no dia 16 de outubro.

Robinho foi convocado pelo técnico Dunga para defender a seleção brasileira nos amistosos contra Argentina e Japão, dias 11 e 14 de outubro, respectivamente. Como a segunda partida ocorre em Cingapura, os dirigentes santistas estudam até fretar um jatinho para ter o seu ídolo de volta, como já fez com Neymar em 2012.

Na ocasião, o atual camisa 11 do Barcelona-ESP voltou de jatinho para defender o Santos contra o Figueirense no Campeonato Brasileiro um dia após ter jogado pela seleção brasileira em Estocolmo, em amistoso contra a Suécia.

O técnico Enderson Moreira confia no trabalho da diretoria santista para contar com Robinho no jogo decisivo da Copa do Brasil.

“Em relação ao Robinho, a gente só lamenta. Entendo a questão da CBF, do calendário, mas a gente não pode perder atletas para a seleção em data Fifa, só no Brasil é assim. A gente vai tentar amenizar, o Zinho, gerente de futebol, o Dimas (coordenador responsável pela logística) e o André Zanotta (superintendente de futebol), estão atentos a isso para poder proporcionar essa volta do Robinho da melhor maneira possível. Se ele puder voltar, se tiver tudo encaixado, isso vai ser importante. Vamos providenciar detalhes para ele estar presente”, afirmou o técnico.

Ídolo da torcida, Robinho voltou ao Santos no início do segundo semestre deste ano e tem correspondido em campo. Em sete jogos, o atacante já marcou quatro gols.

“O Robinho tem motivação sempre, tem áurea positiva, se sente em casa, acolhido, o torcedor tem carinho por ele, é ídolo e isso vai permanecer. Mas ele está sempre disposto a continuar mostrando e buscar novas vitórias”, disse.

A diretoria santista está satisfeita com o alto investimento que fez para repatriar o atleta. Emprestado pelo Milan, da Itália, até a metade do ano que vem, Robinho recebe R$ 600 mil de salário, livre de impostos, e tem outras bonificações em seu contrato. O jogador recebe um percentual financeiro no aumento no quadro associativo, em venda de material esportivo, além de receber premiações por participação de jogos, convocações para a seleção e colocação do Santos no Campeonato Brasileiro.