Topo

Irônico, fumante e 'engenheiro': Conheça o novo técnico de Portugal

Tècnico da Grécia, Fernando Santos discutiu com o árbitro e foi expulso da partida - EFE/EPA/JEON HEON-KYUN
Tècnico da Grécia, Fernando Santos discutiu com o árbitro e foi expulso da partida Imagem: EFE/EPA/JEON HEON-KYUN

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 09h12

Nesta terça-feira (23), a Federação Portuguesa (FPF) anunciou o nome do novo treinador da seleção local. Fernando Santos substitui Paulo Bento, demitido após a derrota por 1 a 0 em casa para a Albânia, no último dia 7, pelas eliminatórias da Eurocopa-2016.

Santos, de 59 anos, comandou a Grécia na última Copa do Mundo e levou a seleção às oitavas de final, quando foi eliminada nos pênaltis pela Costa Rica. A partida rendeu uma suspensão de oito partidas ao treinador, que foi expulso na prorrogação por “atos de conduta antidesportiva”, conforme indicou a Fifa.

A entidade confirmou, porém, que a suspensão “ainda não é definitiva nem vinculativa”, pois seu comitê de apelação analisa um recurso contra a punição. As reclamações são apenas uma parte das polêmicas nas quais Santos se envolveu.

No Mundial, o treinador chamou a atenção por seu vício em cigarros – ele foi visto fumando até no banco de reservas. Santos também ganhou os holofotes por seu mau humor nas entrevistas, permeadas por respostas irônicas.

Em sua carreira como treinador, Santos teve passagens pelos três maiores clubes de Portugal: Sporting, Benfica e Porto. Neste último, na temporada 1998/99, levou o time à conquista do quinto título nacional consecutivo e ganhou o apelido de “Engenheiro do penta.”

Se sua suspensão for retirada, Santos ficará no banco de Portugal pela primeira vez na partida contra a Dinamarca, em 14 de outubro, pelas eliminatórias da Eurocopa-2016.