Topo

Sabe o que Palmeiras e Flu têm em comum? Tomaram de 6 a 0 no centenário

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 06h01

Palmeiras e Fluminense têm uma vergonha em comum para a sua história considerando os 12 principais clubes do país: os dois sofreram uma goleada por 6 a 0 no ano em que comemoraram seu centenário.

Até a goleada do Goiás por 6 a 0 em cima dos palmeirenses no último domingo, só a equipe carioca tinha esse marco negativo no seu currículo. Na ocasião, o time das Laranjeiras tomou de 6 a 0 do São Paulo, em jogo válido pelo Brasileirão de 2002.

O tricolor carioca ainda tem outras derrotas doídas no ano, como um 3 a 0 para o o Etti Jundiaí, em um Rio São Paulo, e um 5 a 2 para o Flamengo, pelo Brasileiro.

O Atlético-MG ficou por muito pouco de entrar nesta indesejada lista. Em 2008, quando comemorava 100 anos, o time de Minas Gerais perdeu de 6 a 1 para o Vasco, em partida válida também pelo Brasileirão.

O Botafogo também teve uma derrota ruim em 2004, quando comemorava o centenário, e justamente para um rival. No Brasileiro, o time da Estrela Solitária perdeu por 4 a 0 para o Vasco. A equipe ainda sofreu para conseguir se manter na Série A logo após ter subido no ano anterior, ao lado justamente do Palmeiras.

O Internacional sofreu pelo mesmo placar em 2009, quando perdeu de 4 a 0 para o Flamengo também no Campeonato Nacional. O seu rival, o Grêmio, ainda sofreu o mesmo revés ao ser derrotado pelo São Paulo na Copa Sul-Americana. O tricolor gaúcho foi outro que sofreu para ficar na primeira divisão no seu centenário.

Corinthians, Santos, Flamengo e Vasco são quatro times que passaram ilesos de goleadas históricas nos seus anos de centenário. Cruzeiro e São Paulo ainda são "novinhos" e não comemoraram os seus 100 anos.

Entre os que não são dos 12 principais do país, vale destacar a tragédia do Coritiba ao comemorar 100 anos em 2009. O time do Paraná não só caiu para a Segunda, como viu seus torcedores protagonizarem uma batalha campal no Couto Pereira.