Topo

Liverpool vence o Middlesbrough após disputa com 30 pênaltis

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 18h39

No mundo do futebol, pequenas conquistas de jovens com alguma semelhança a ídolos rapidamente se tornam comparações: novo Messi? Novo Zidane? Novo Neymar? Pois o inglês Jordan Rossiter, de 17 anos, deverá protagonizar algumas dessas com Steven Gerrard nas próximas horas. Nesta terça-feira, ele foi de desconhecido a herói em 90 minutos. O jovem, escalado por Brendan Rodgers na equipe mista do Liverpool para enfrentar o Middlesbrough pela Taça da Liga Inglesa, estreou pelo clube e já viveu o sonho de marcar um gol.  O Liverpool não teve os principais nomes em campo, como o próprio Gerrard, Mario Balotelli e Daniel Sturridge, mas conseguiu vencer mesmo assim. Depois de empate por 2 a 2 e prorrogação, o time de Rossiter venceu nos pênaltis - mas precisou esperar 30 cobranças.

Rossiter marcou aos 10 minutos do primeiro tempo. Ele aproveitou jogada do Liverpool que quase resultou em gol para pegar bola que sobrou fora da área, com o goleiro Jamal Blackman, adversário, adiantado. Finalizou com precisão e sem força, o suficiente para que a bola passasse entre os defensores, fora do alcance do arqueiro, e chegasse ao fundo das redes. Reach empatou para o Middlesbrough na segunda etapa, e levou o jogo para prorrogação. Nos minutos finais, o jovem meia espanhol Suso, de 20 anos, do Liverpool, marcou gol em jogada que honraria o tiki-taka da Espanha de 2010, mas viu o experiente companheiro Kolo Toure fazer pênalti no último minuto da prorrogação. Bamford cobrou e empatou, obrigando a disputa de pênaltis: vitória do Liverpool, por 14 a 13.  Com a vitória, o Liverpool avança às oitavas de final da Taça da Liga Inglesa. 
 
Arsenal eliminado
 
O Arsenal também jogou na rodada e com time desfalcado, mas não teve a mesma sorte. Acabou derrotado pelo Southampton em pleno Emirates Stadium e está eliminado - como não houve empate, não é preciso realizar mais uma partida. Alexis Sanchez abriu o placar para os donos da casa. O adversário virou com Dusan Tadic, de pênalti, e com o lateral direito Nathaniel Clyne, que chutou de fora da área para surpreender o goleiro colombiano Daniel Ospina. 
 
Swansea impressiona outra vez
 
Em 5º lugar no Campeonato Inglês, o Swansea também impressionou na Taça da Liga Inglesa, e com time misto. A equipe enfrentou o igualmente desfalcado Everton e venceu por 3 a 0. O astro camaronês Samuel Eto'o foi titular pelo Everton e não conseguiu se destacar - acabou substituído por Romelo Lukaku no início do segundo tempo. A boa fase do Swansea se contrapõe ao momento do Norwich, rebaixado à segunda divisão na última temporada: nesta rodada da Taça da Liga, a equipe perdeu para o Shrewsbury, da quarta divisão, por 1 a 0. 
 
Confira todos os resultados:
 
Liverpool 2 x 2 Middlesbrough
Arsenal 1 x 2 Southampton
MK Dons 2 x 0 Bradford
Shrewsbury 1 x 0 Norwich
Leyton Orient 0 x 1 Sheffield United
Sunderland 1 x 2 Stoke City
Derby County 2 x 0 Reading
Cardiff City 0 x 3 Bournemouth
Swansea City 3 x 0 Everton
Fulham 2 x 1 Doncaster