Topo

Dunga põe Ganso abaixo de concorrentes, mas diz que Kaká pode ser chamado

Do UOL, em São Paulo

24/09/2014 18h36

Muricy Ramalho sugeriu que Paulo Henrique Ganso e Kaká, destaques de seu quarteto mágico no São Paulo, fossem convocados para a seleção brasileira neste recomeço de trabalho sob o comando de Dunga. Nesta terça-feira, no entanto, o técnico que retornou à CBF mostrou que ele não concorda exatamente com o treinador são-paulino. Em entrevista à Fox Sports, Dunga criticou Ganso ao compara-lo com a dupla de meias do Cruzeiro, mas elogiou Kaká e abriu as portas da seleção para o veterano.

“No momento, eu acho que o Everton Ribeiro e o Ricardo Goulart, faz muito tempo que eles estão apresentando um bom rendimento no Campeonato Brasileiro. Eles estão apresentando um bom rendimento faz dois anos e merecem, então os outros tem que esperar. Ele tem um rendimento constante? Ele já teve uma chance? Aproveitou? Não? A gente tem que analisar tudo isso”, falou o treinador, que colocou Ganso abaixo dos concorrentes cruzeirenses.

Sobre Kaká, o tom foi completamente diferente. Dunga analisou o novo comportamento tático do meia de 32 anos, que tem atuado pelo lado esquerdo e de forma mais defensiva, trabalhando de uma área à outra do campo durante toda a partida.

“Pelo o que eu tenho visto dos jogos do São Paulo, ele [Kaká] está voltando com uma outra posição. Hoje ele é um jogador que vem organizar o time e volta pra recompor a marcação. Antes ele era um jogador do pique, da arrancada. Hoje ele é mais participativo na armação. Sem dúvida, se continuar nesse rendimento, nessa constante, pela experiência, pela conduta, ele vai ajudar a seleção brasileira”, falou. 

O treinador da seleção brasileira também fez uma crítica sutil ao atacante Hulk. O jogador foi convocado na primeira lista após a Copa do Mundo e alegou lesão para não se apresentar – Robinho foi chamado. No entanto, Hulk não perdeu nenhuma partida pelo Zenit, na Rússia, e parece ter gerado dúvidas quanto a gravidade da lesão relatada.

“Quanto ao Hulk, nós o convocamos, ele teve a lesão no dia 30 e voltou a jogar no dia 3. Então eu acho que ele não está pronto ainda para a seleção brasileira”, falou Dunga. 

O Brasil enfrenta a Argentina no Superclássico das Américas, no dia 11 de outubro, na China, e joga um amistoso contra o Japão, no dia 14, em Cingapura.