Topo

O amor de Evans e Guerrero: namoro gourmet com direito a torcida própria

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

25/09/2014 06h00

Paolo Guerrero vive grande fase no Corinthians. É o melhor jogador da equipe na temporada, está perto de igualar uma marca de Ronaldo e o clube já está de olho na renovação. Fora dos campos, o atacante também está em um momento especial. Tem um namoro 'escondido' com a modelo Bárbara Evans regado a jantares peruanos românticos e com direito a fãs do casal ‘Baolo’.

A dupla pode ser considerada ‘gourmet’. Uma das maiores paixões de Guerrero é a culinária peruana que também conquistou Bárbara. Ela já posta em suas redes sociais a paixão pelos ceviches - prato feito com peixe cru marinado em suco de limão. O jogador tem até uma cozinheira que trouxe diretamente de seu país apenas para fazer as iguarias típicas do país andino.

Nas poucas vezes em que é visto em São Paulo, Guerrero é figurinha carimbada no Osaka, restaurante da Zona Sul de São Paulo que reúne gastronomia peruana e japonesa. Ele é amigo de um dos sócios e é um dos poucos locais em que ele e Bárbara aparecem em público. Ainda assim se preocupam em sentar em uma mesa escondida.

"Aqui ele vem toda semana. Vem com ela toda vez que faz gol e senta numa mesa bem no cantinho", conta um dos garçons do local.

Guerrero também gosta de jantar em restaurantes como o Pobre Juan e o badalado Paris 6, ou em um outro com especialidade peruana. Assim como o Osaka, o La Mar tem sede em Lima e filial em São Paulo.

Lá, seu prato preferido é o ceviche clássico e o Lomo Saltado, feito com carne e batatas e um dos favoritos das famílias andinas. O chef de cozinha Fábio Barbosa conta que Guerrero costumava ir sempre ao local, mas diminuiu sua frequência porque começou a se incomodar com o assédio.

"O povo peruano tem uma relação muito próxima com a comida. É como a nossa relação com o futebol em que todo mundo acha que é técnico. Eles discutem ingredientes como discutimos futebol. Se você entrar em um táxi, o motorista vai te dar uma receita", conta Fábio.

Apesar do gosto pela boa mesa, é difícil achar o jogador pela cidade. Entre os amigos, o traço mais marcante de Guerrero é ser um cara reservado. É em sua casa em um dos condomínios da região de Alphaville, em São Paulo, que ele passa a maior parte do tempo quando não tem compromissos com o clube. Gosta de receber os amigos em casa, muitos deles peruanos, e vive com Bárbara, que deixou as praias do Rio de Janeiro para morar com o amado.

Apesar de vaidoso e de ter estilo ousado para se vestir como um bom tênis Louboutin com spikes, é tímido e não expõe a vida pessoal.

Desde que o relacionamento começou, eles raramente aparecem juntos. Uma das únicas escapadas foram fotos feitas por paparazzi nas praias do Rio de Janeiro. Bárbara deletou seu Twitter e tem evitado falar sobre o relacionamento. Na comemoração de seu aniversário de 23 anos, Guerrero esteve presente, mas ficou fora das fotos.

O único local em que a modelo ainda 'abre a vida' é no Instagram. Mostra que aproveita bem a cidade que escolheu para morar. Sai para jantar com amigos, frequenta badalados salões de beleza e faz compras no luxuoso Shopping JK.  Mas mesmo em alguns desses locais, pouco fala sobre o namoro e dá singelas manifestações de amor nas redes sociais como algumas postagens em que aparece com a camisa de Guerrero nas arquibancadas do Itaquerão.

A discrição dificulta a tarefa dos fãs que querem acompanhá-los. E são muitos. A dupla 'Baolo' – uma junção dos dois nomes – tem seguidores espalhados pelo Brasil que torcem pelo sucesso da parceria.

Os dois já têm fãs-clubes como 'Paolo Guerrero e Bárbara Evans' e o 'Bárbara22 e Guerrero”. A recifense Karolina Emery é criadora do 'Baolo', que tem mais de 1100 integrantes no Twitter.

Corintiana, ela virou fã do jogador depois do gol que deu o título do Mundial de Clubes ao Corinthians, em 2012, e passou a ter Bárbara como ídolo desde que ela foi vencedora de uma edição do reality show 'A Fazenda'. "Quando eu vi que as minhas duas paixões estavam juntas, eu enlouqueci. Isso me fez amar o Baolo", diz ela, que já enviou presentes ao casal e vive uma saga de busca por informações nas redes sociais dos amigos e vizinhos de Bárbara.

Agora, ela tem motivos não só para ficar feliz pelo casal, mas também por Guerrero, que vive seu melhor momento desde o torneio do Japão. Ele passou por um momento difícil no início do ano e chegou a ser ameaçado por torcedores, mas se recuperou bem.

Ele é artilheiro do time no Brasileirão, tem nove gols no ano e se tornou fundamental no esquema tático de Mano Menezes. Foi destaque no clássico contra o São Paulo e, diante do Figueirense, completou cem jogos com a camisa alvinegra. Ainda está perto de igual um recorde de Ronaldo. Com 35 gols, está a um do Fenômeno, que marcou 36 nos dois anos em que defendeu a equipe.

"O Guerrero é extremamente profissional e se cobra muito. Ele viveu um período que não foi dos melhores e se cobrava muito, ficava triste, cabisbaixo. Quando voltou a jogar bem, ele mostrou todo o ânimo e a felicidade dele", diz o diretor de futebol Ronaldo Ximenes.

O fisioterapeuta Bruno Mazziotti, que trabalha de perto com o jogador, elogia o foco do atleta. "Ele é um atleta que se dedica muito, treina, é competitivo. Todos ligam o atacante aos gols e agora ele tem feito muitos, mas sempre foi importante taticamente, joga para o time. Ele também está bem adaptado aqui. Mora em Alphaville de forma tranquila, já se adaptou ao trânsito".

E será que o amor ajuda? "Ele está feliz (risos), bem servido em todas as áreas e isso também é importante. Vivendo um bom momento nos dois âmbitos, dentro e fora de campo, isso se reflete dentro de campo", conta o amigo.