Topo

14 exemplos de que antes da fama os craques já usaram o Twitter como você

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

26/09/2014 06h00

À medida que o crescimento das redes sociais passou a representar uma oportunidade comercial, empresas e pessoas viveram uma revolução de comportamento na internet: hoje, as instituições tentam parecer mais humanas enquanto pessoas famosas se comportam como máquinas, sem identidade. Mas quando o Twitter não era lá tão badalado e quando pessoas hoje famosas não eram acompanhadas por milhões de pessoas, a internet viveu um período sem tantos discursos prontos. É o caso dos jogadores que hoje defendem a seleção brasileira.

A amostra do que faziam e falavam os convocados do técnico Dunga no Twitter há três ou quatro anos revela originalidade. No começo, a rede social serviu para – de fato – saber o que jogadores pensavam e gostavam. “Hoje houve a profissionalização, então quem fala ali não é a pessoa. Geralmente, é um assessor de imprensa, um assessor de imagem, uma empresa de marketing, então acaba ficando aquela coisa pouco natural. Fica muito pouco orgânico. Em muitos casos não há preocupação em se passar o tom daquele jogador”, diz Ian Castello Branco, gerente de mídias digitais da S2 Publicom - Weber Shandwick, especialista em redes sociais.

Há alguns anos, era possível flagrar os jogadores fazendo publicidade de graça, sem perceber, e pedindo atenção de outros famosos – na época mais famosos do que eles. Atletas que hoje tem milhões de seguidores já usaram as redes sociais como pessoas comuns: para reclamar da vida ou fazer uma piada. Abaixo, alguns casos – é importante notar as datas em que cada mensagem foi postada.

1. Um dia, uma ex-assistente de palco do programa Pânico na TV (ex-RedeTV e hoje na Band) já foi mais famosa que Neymar:

 

2. Tão reticente hoje em dia para falar sobre seus relacionamentos amorosos, Neymar já foi mais ousado para comentar seu estado civil. E, também, para pedir uma dica: algum pagodinho pós-jogo?

 

3. O zagueiro Marquinhos, do PSG, hoje vale quase R$ 200 milhões. Mas em 2011, aos 17 anos, ele comemorou a compra de um iPad.

 

4. Hoje, EA Sports e Konami competem por garotos-propaganda a cada versão dos games Fifa e Pro Evolution Soccer, respectivamente. Mas há alguns anos não tinha essa de tomar cuidado para não fazer publicidade de graça...

 

5. Assim como Neymar, Marquinhos também fazia uma propaganda própria quando as pretendentes não eram tantas:

 

6. Fernandinho, hoje volante do poderosíssimo Manchester City, já usou o Twitter para conversar com a própria mãe.

 

7. Dodô, novo lateral esquerdo da seleção, só queria amigos:

 

8. Willian, hoje no Chelsea, passou anos na distante e gelada Ucrânia. Naquele tempo, o Brasil não se lembrava dele, mas dançava de forma generalizada o hit “Rebolation”, do grupo Parangolé, no carnaval. Assim como Willian, que tietava o vocalista do grupo, Léo Santana:

 

9. Em 2009, Diego Tardelli perdeu a senha de sua conta no Twitter. Mas voltou, fez uma nova e realmente gostou muito de acompanhar a própria evolução na rede social:

 

10. Comentou o Big Brother Brasil:

 

11. Fez piada com extraterrestre:

 

12. E cornetou os fãs dos videogames antigos...

 

13. Filipe Luis é lateral esquerdo. Parece ter ótima pontaria, não só nos cruzamentos:

 

14. Hoje Elias é quase calado no Twitter, mas já usou a rede social para narrar a vida em tempo real. E não via problemas em dizer o que estava fazendo e em que lugar: