Topo

Vice-presidente do Grêmio chama STJD de 'teatro' e decisão 'esdrúxula'

Do UOL, em Porto Alegre

26/09/2014 13h39

O vice-presidente do Grêmio, Nestor Hein, disparou contra a decisão do Pleno do STJD, que em julgamento na manhã desta sexta-feira alterou a pena de exclusão para perda de pontos, mas manteve o Tricolor fora da Copa do Brasil por conta dos atos racistas contra o goleiro Aranha no jogo de ida das oitavas de final da competição. Segundo ele, o Tribunal é um grande 'teatro' e a decisão de anular o jogo de volta, que não teria efeito para o torneio, foi 'esdrúxula'. 

"Isso aqui é um grande teatro. Fomos julgados por um auditor racista no primeiro julgamento. Notoriamente racista. Não sei se teve interferência. O Tribunal não conseguiu convencer de que o episódio não foi. Um tribunal de muita consciência individual e pouca consciência jurídica. Quem vive de futebol vê isso", disparou à Rádio Bandeirantes. 
 
O Grêmio, no Pleno do STJD, viu a pena aplicada por conta dos atos contra o goleiro do Santos ser alterada. Antes excluído da competição, ele teve, agora, 3 pontos retirados. Como perdeu o jogo de ida, não teria como superar o Santos em campo. E por isso, o duelo de volta foi cancelado. Outro fato que desagradou o vice. 
 
"O Grêmio foi injustiçado. Foi julgado por justiceiros que tem consciência legal, mas não jurídica. E ainda a fizeram uma decisão mais esdrúxula porque suspenderam a partida seguinte", reclamou. "No envolvimento de manifestações homofóbicas contra gaúchos, vão usar o mesmo rigor que usaram contra o Grêmio? O Grêmio fica chateado com essa dubiedade. Isso é uma vergonha, mas temos que suportar. O futebol tem sua parte boa e sua parte nefasta", completou. 
 
O presidente gremista, Fábio Koff, não usou palavras tão fortes mas garantiu que o clube irá 'fiscalizar' as ações do STJD em casos semelhantes de discriminação. Segundo ele, a pena precisa ser a mesma para casos, por exemplo, de homofobia. 
 
Com o resultado do julgamento, o Grêmio está fora da Copa do Brasil e a competição poderá seguir a partir do dia 1º, como previamente marcado. O Santos terá pela frente o Botafogo nas quartas de final do torneio.