Topo

Grêmio testa invencibilidade de 2 anos contra cariocas diante do Botafogo

O Grêmio precisa vencer para atingir meta de pontos em jogos fora - Lucas Uebel/Getty Images
O Grêmio precisa vencer para atingir meta de pontos em jogos fora Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/09/2014 06h00

O dia 20 de maio de 2012 está bastante distante. E foi a última vez que um clube do Rio de Janeiro venceu o Grêmio pelo Brasileirão. O time gaúcho encara o Botafogo neste domingo apostando no ótimo retrospecto contra rivais deste Estado, e busca a vitória para consolidar a meta de pontos fora de casa definida há uma semana. 

Em maio de 2012, Felipe Bastos, que hoje defende o Grêmio, marcou um dos gols da vitória do Vasco por 2 a 1. O time gaúcho dividia atenções entre o Brasileirão e a Copa do Brasil e acabou derrotado. 
 
Desde então, porém, os números são alentadores. Foram 19 partidas pelo Brasileiro com 14 vitórias e 5 empates, que gera aproveitamento de 82,4%. 
 
Neste ano, o retrospecto era de 100% até a última quarta-feira. Contudo, o Fluminense segurou o 0 a 0 e o time gaúcho perdeu os primeiros dois pontos contra times do Rio de Janeiro. 
 
Vencer o Botafogo e manter tal invencibilidade significa, ainda, atingir o objetivo de conquistar quatro pontos nos dois jogos em série fora de casa. Três do duelo com o Botafogo tornariam o empate contra o Flu na última rodada um bom placar. Mas sem eles, o resultado acaba frustrante. 
 
"O Botafogo é um time bom. Será um jogo complicado. Muitos times crescem quando passam por dificuldades. Vamos tentar manter o bom momento", salientou o centroavante Barcos. 
 
O último treinamento do Grêmio para o duelo ocorre na manhã deste sábado. O jogo está marcado para domingo às 16h, no Maracanã.